Saiba o que é suporte básico à vida e como realizá-lo de forma correta e segura
SUPORTE BÁSICO À VIDA
Esse suporte trata de garantir o suprimento mínimo de oxigênio através da respiração forçada e da massagem cardíaca. Uma vez constadas a ausência ou insuficiência respiratória ou cardíaca, deve se iniciar a reanimação cardiorrespiratória imediatamente.
Para realizar a reanimação cardiorrespiratório em um adulto, siga essas etapas.
Conheça e experimente sem custo nem compromisso nosso Curso Primeiros Socorros Online
Acesse nossa página e cadastre seu e-mail através do botão LOGIN no menu de CURSOS
ETAPAS
1. Coloque o indivíduo deitado o mais confortável possível e em uma superfície sólida e nivelada.
2. Posicione-se de joelhos ao lado dele na altura do tórax.
3. Entrelace as mãos, deixando os braços firmes e plenamente esticados, e posicione a base da sua mão em cima do coração da vítima.
4. Realize movimentos de compressão (empurrão) ritmados utilizando seu tronco. É seu tronco, usando o seu peso, que faz o movimento de subir, descer e de compressão, não os seus braços.
5. Utilize força suficiente de acordo com o tamanho da vítima de forma que a cada compressão você consiga provocar uma espécie de soluço na vítima.
6. Você fará 30 compressões e depois 2 respirações. Você fará esse ciclo 30x2 por 5 vezes seguidas. Sempre que repetir essas 5 vezes, verifique novamente os sinais vitais. Esse também é o momento para refazer o atendimento com outro socorrista.
7. Você fará compressões ao ritmo de 2 compressões por segundo, mas deve deixar o tórax da vítima voltar ao estado normal antes de cada nova compressão. Esse retorno costuma ser bem rápido.
Para realizar as respirações ou ventilações, considerando que você não tem equipamento, e fará respiração boca-a-boca se considerar seguro. A respiração boca-a-boca não faz mais parte do protocolo de atendimento, mas oferece um pouco mais de chances de vida do que somente a massagem cardíaca. Portanto, talvez você opte por fazer. Se optar, considere:
8. Alinhe a cabeça da vítima, abrindo suas vias respiratórias, sele seus lábios contra os da vítima e sopre seco. No caso de suspeita de lesão na espinha (fratura de pescoço), não mexa e não alinhe a cabeça da vítima, fazendo apenas a abertura labial ou faça apenas a massagem cardíaca.
Autor
Sandro Luiz Barth linked in
Técnico de Segurança no Trabalho
Comments