top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Acidentes e doenças em enchentes | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Volta e meia vemos tais acontecimentos em jornais ou já vivenciamos. Então, confira algumas dicas para evitar acidentes e doenças nesses momentos.


Olá, seja bem vindo e obrigado por estar aqui. Nessa mini palestra, falaremos de acidentes e doenças comuns em enchentes e alagamentos.


Volta e meia vemos tais acontecimentos em jornais ou já vivenciamos. Então, confira algumas dicas para evitar acidentes e doenças nesses momentos. Vamos começar com algumas dicas gerais para evitar tais situações e depois passaremos aos cuidados com acidentes e doenças durante o evento.


Para faciliar o entendimento, façamos uma diferenciação entre o que é enchente e alagamento, pois assim já teremos pistas para evitar tais situações. Enchente, podemos chamar também de cheia, como sugere o termo é quando rios e outros cursos de água transbordam devido a quantidade intensa de chuvas. Alagamento é o acúmulo de água em regiões urbanas também devido a intensidade das chuvas e que o sistema de coleta não consegue dar vazão adequadamente.


Tanto um caso como o outro são bem conhecidos e há muito tempo, e ainda assim continuam acontecendo, junto com acidentes, doenças e perdas de vidas. Então, a primeira dica é: Antes de mudar de casa, ou mesmo contruir uma casa, trate de fazer isso longe dos rios e outros cursos de água. Simples assim.


Já em relação aos alagamentos, o esforço tem que ser coletivo. Tem a ver com planejamento, infra-estrutura, redução da densidade demográfica das cidades etc. Ou seja, nada que você possa fazer sozinho. Aliás, tem uma coisa que você pode fazer sozinho: Parar de jogar lixo nas ruas, pois entopem o sistema de vazão.


Se voce estiver em uma area que costuma encher ou alagar, fique atento as condições do tempo, do clima e acompanhe os noticiários e a defesa civil. Agora, se você já estiver no meio de uma enchente ou alagamento, se o negócio já estiver acontecendo, também temos alguns cuidados básicos para seguir.


Acompanhe também o noticiário e a defesa civil e siga as orientações de segurança que estiverem sendo transmitidas, como o abandono de áreas. A coisa sempre pode ficar pior, as chuvas e a cheia e ou alagamento aumeterem ainda mais e serem acompanhadas também por deslizamentos de terra.


Entre os riscos mais comuns, temos os acidentes com animais venenosos como aranhas e cobras, pois estão todos procurando por um lugar seguro, como você. Portanto, cuidado com entulho, destroços, também quando retornar ao local depois que a água baixar, aranhas e escorpiões podem se enconcer em qualquer lugar.


O risco mais evidente, contudo, é o afogamento. Especialmente, quando tentamos salvar outros pessoas ou ainda salvar nossos pertences, veículos, objetos pessoais etc. O recomendado é evitar o risco e ficar longe da água, pois a correnteza, entulhos e destroços que vem junto podem pegar você de surpresa.


Através da água vem também um risco nem tão evidente, que é a água contaminada. Pode ser doenças, produtos químicos e que pode passar aos alimentos. Como resultado dessa contaminação, podemos ter diarreia, cólera, febre tifoide, hepatite A, tétano, verminoses e a mais conhecida leptospirose.


Evite portanto consumir água e alimentos que tenham tido contato com as águas da enchente e se não for possível, filtre e ferva a água adequadamente. Fique atento ao estado de conservação e consumo do alimento, lave os alimentos com água filtrada e fervida e cozinhe muito bem esses alimentos.


Não utilize água sanitária como forma de tratar a água ou alimentos, seja para igestão humana ou animal. Apenas, filtre e ou ferva.


Um acontecimento assim, pode ocasionar também transtornos mentais, gerando situações de estresse e trauma e que podem comprometar outras áreas da saúde. Portanto, esteja atento também a sua disposição mental e procure ajuda se sentir necessidade, a começar com um amigo ou no posto de saúde mais próximo.


Obrigado por nos assitir e até o próximo vídeo!

15 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page