top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

AIDS e outras IST | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Falamos de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS



AIDS e outras IST | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Olá, seja vindo e obrigado por estar aqui. Nessa mini palestra, nós falaremos sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Uma doença ou infecção sexualmente transmissível é aquela que pode ser transmitida pelo sexo desprotegido ou sexo não seguro, que é o sexo sem camisinha.


A mais conhecida e famosa doença sexualmente transmissível é a AIDS e ela ganha foco nesse mês visto que é a mais grave doença desse grupo e não tem cura. Independente do termo que preferir usar IST ou DST, estamos falando da mesma coisa, mas IST destaca a possibilidade de contaminação mesmo SEM doença.


Quando falamos sem doença, estamos falando que é desnecessário apresentar sinais ou sintomas típicos de uma determinada doença para poder transmíti-lá. Em outras palavras, é possível transmitir o vírus dessas doenças mesmo sem apresentar sinais ou sintomas comuns dessas doenças.


Como é o caso da AIDS. Isso em si esconde um grande perigo, pois se já temos uma tendência a sermos negligentes e relaxados em situações de risco eminente, claro e direto. Pensa quando estamos nos sentindo super bem, mas na verdade, estamos carregando em nossas veias um vírus de uma doença grave e que ainda pode ser fatal.



É possível um portador do HIV conviver anos com o vírus sem desenvolver a doença e durante todo esse período poder passar a doença para outras pessoas. Não importa o motivo pelo qual o HIV não evolui para uma doença no corpo dessa pessoa, as pessoas que ele contaminar podem desenvolver a AIDS prontamente. A palavra doença significa ausência de saúde e essa ausência começa a ser notada pelos sinais ou sintomas relacionados com alguma enfermidade, alguma doença. No caso da AIDS, a doença não apresenta sintomas específicos.


Sinais e sintomas da AIDS podem ser facilmente confundidos com várias outras doenças. Na fase inicial da AIDS, a pessoa pode apresentar febre e mal estar e que, convenhamos, podem ser sintomas que qualquer gripe, resfriado ou COVID. Ainda nessa primeira fase da AIDS, temos tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores também nos músculos e articulações, manchas e feridas na pele.


Contudo, esses sintomas podem não aparecer juntos e também não aparecem em todas as pessoas da mesma forma, o que torna a avaliação clínica imprecisa. Algumas outras doenças que fazem parte desse grupo são HPV, gonorreia, hepatite B, sífiles e herpes, falando aí das mais comuns e mais conhecidas.



Algumas tem sintomas especificos como manchas, bolhas e úlceras na região genital como no caso da herpes. Outro sintomas gerais tais quais mal-estar e febre no caso de sífilis. A forma de contágio dessas doenças é o sexo sem proteção, independente se é vaginal, anal ou oral.


A forma de prevença é bem simples e conhecida, a camisinha. A camisinha é a mais simples e barata forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Masculina ou feminina, tanto faz, o importante é usar. Quando a prevenção falhar, nos resta conviver com as consequencias das nossas escolhas e com exceção da AIDS, as outras doenças listadas tem cura.


O melhor e maior sitema público de saúde do mundo oferece cobertura para todas essas enfermidades, destacamente para a AIDS, no postinho perto da sua casa. Apesar da ampla cobertura e divulgação, a procura costuma ser limitada pelo medo, preconceito e mesmo vergonha da pessoa que agora está com uma doença. Nenhuma dessas doenças passa com o tempo. Ao contrário, apenas pioram. Portanto, quanto mais cedo procurarmos o médico, melhor o resultado do tratamento.


No caso da AIDS, mesmo não havendo cura, o tratamento garante qualidade de vida e a possibilidade de ter filhos livres dessa doença. As escolhas são nossas porque as consequencias também são. Então, pensemos melhor, pensemos duas vezes e tomemos melhores decisões. Obrigado por nos assistir e até a próxima!

1 visualização0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page