top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Como organizar uma SIPAT 100% grátis?

Confira algumas ideias para fazer uma SIPAT na sua empresa totalmente gratuita




FOCO EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO


Nesse vídeo, vamos falar como organizar uma SIPAT 100% grátis? Vamos apresentar diversas ideias para você fazer a SIPAT na sua empresa com custo zero através de parcerias com fornecedores e comunidade, e também utilizando sua equipe interna da CIPA, lideranças e demais colaboradores.


Primeiramente, precisamos começar com o básico e nos perguntar. O que é a SIPAT? Para que serve a SIPAT? Vamos chegar em respostas simples, que a gente até sabe, mas acaba se confundindo na hora de planejar a SIPAT.


Com base nessas respostas, vamos lembrar que o foco da SIPAT é saúde e segurança no trabalho. Portanto, você deve trabalhar nisso. Como programar a SIPAT, então, passa a ser uma atividade simples, pois você tem uma linha a seguir, ou seja, as suas dificuldades em relação a saúde e segurança no trabalho.


Como montar uma excelente SIPAT começa, portanto, por fazer uma lista das regras de saúde e segurança nas quais tanto a empresa como os colaboradores podem estar com dificuldade em seguir, ou que precisam apenas ser lembradas com mais frequência.


Uma coisa para você elaborar uma boa SIPAT e que você sempre precisa lembrar é da lista ou relatório de acidentes e doenças que aconteceram nos últimos 12 meses, desde a última SIPAT. Uma opção para isso, é você consultar o relatório da CIPA, do PCMSO ou PPRA ou PGR e buscar essas informações.


Para realizar uma SIPAT bem sucedida tem que falar dos acidentes e doenças que estão acontecendo na sua empresa, pois lembre que o significado de SIPAT tem a palavra prevenção, ou seja, prevenção de acidentes e doenças.


 

Conheça e experimente sem custo nem compromisso nossa SIPAT Online

Acesse nossa página e clique no respectivo botão no menu:

 


OPÇÃO PARA CADA NECESSIDADE


Ok. Mãos a obra agora. Você já tem a lista de problemas a serem trabalhados, no caso, a lista de possíveis temas para a sua SIPAT e precisa decidir agora como você vai entregar esse conteúdo de saúde e segurança para seu pessoal.


Vamos ao primeiro exemplo. Vamos dizer que aconteceram acidentes que poderiam ter danos reduzidos ou nulos se os funcionários estivessem usando o EPI indicado. Você tem o seu fornecedor de EPI e vai convidá-lo persuasivamente a fazer uma apresentação de uso, guarda e conservação de EPI. Por uma questão comercial básica, seu fornecedor deve fazer questão de fazer isso por você.


Em outro exemplo, seu pessoal está descumprindo algumas regras internas de transitar em locais demarcados e mesmo depositando materiais e produtos na passagem de pessoas e veículos. Ora, pois, quem melhor para falar de regras internas que não o próprio pessoal interno, e justamente os que mais estão violando essas regras. Escolha essas pessoas e dê a elas essa tarefa.


Outra opção, bastante comum, é falar da AIDS e outras doenças, falar câncer, saúde mental, ansiedade, estresse. Nessas opções, você pode, com a devida antecedência, retirar todo o material como panfletos ou cartazes nos postos de saúde ou ainda nas páginas da internet do governo, e assim montar uma bancada para retirada desses materiais, incluindo preservativos no caso da AIDS.


Por falar em estande ou bancada, algumas empresas que vendem cosméticos e mesmo farmácias oferecem teste de glicemia, aferição da pressão arterial, conduzem rodas de conversa sobre ansiedade, estresse, etc. Em troca, o que eles costumam pedir é a oportunidade de oferecer a venda de seus produtos durante o evento.


Bom, chegou a hora, em mais um exemplo, de falar de comportamento. Você pode achar que santo de casa não faz milagre e isso até faz sentido, mas também é uma questão de comportamento, de atitude. Convoque suas lideranças a realizar diálogos intersetoriais de segurança, ou seja, um setor vai fazer apresentação para o outro, falar de problemas comuns e achar soluções comuns.


O pessoal da CIPA deve participar mais do que apenas com a organização da SIPAT. Deve também apresentar. Pode ser a abertura, pode ser no fechamento, falando de todo a programação, falando dos números de acidentes e doenças nos últimos 12 meses, mantendo os canais de comunicação bem abertos com a equipe, repetindo regras de segurança etc.


Para ampliar o acesso aos conteúdos de segurança, vá além dos 5 temas. Mais um exemplo, para o pessoal que usa computador, pesquise por vídeos gratuitos e monte atividades em formulários online também gratuitos para o pessoal realizar cada um ao seu tempo, mas com a meta de fazer valer, de participar mesmo.


Baixe alguns vídeos e coloque esses vídeos rodando em bancadas especiais para a SIPAT ou ainda em televisores no refeitório. Para incentivar a participação do pessoal, vincule o preenchimento de atividades como pesquisas ou jogos como o da forca ao sorteio ou entrega de brindes.


Então, é assim, conversando bem com a sua equipe, seus colaboradores, seus fornecedores e membros da comunidade, você tem a chance de fazer uma SIPAT eficiente e atrativa.


Obrigado e até mais!

308 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page