top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Comunicação e comportamento | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Seja porque queremos ser iguais a alguém, seja porque queremos ser diferentes de alguém. Não importa, para bem ou para bem, os outros fazem da gente quem a gente é.


Olá, seja bem vindo e obrigado por estar aqui. Nessa mini palestra, vamos conversar sobre comunicação e comportamento e relação com acidentes no trabalho.


Trocando em miúdos, evidenciaremos que para bem ou para mal, o exemplo do outro nos influencia mais do que gostaríamos de admitir.


Fazendo um trocadilho, comunicação e comportamento são os três lados de uma moeda. Isso porque uma mais o outro é igual a relacionamento. Os 3 lados da moeda. Na verdade, estamos falando de 3 palavras diferentes que resumem o mesmo significado: A interação entre as pessoas. São palavras diferentes para a mesma coisa.


É esse contato, essa interação, que faz da gente quem a gente é. Para bem ou mal nem importa, não importa nesse primeiro momento.


Seja porque queremos ser iguais a alguém, seja porque queremos ser diferentes de alguém. Não importa, para bem ou para bem, os outros fazem da gente quem a gente é. Começa com o pais em casa, e depois amigos na escola, depois no trabalho, comunidade, política, as coisas que você come ou quer, como um carro, uma roupa ou um celular.


Você se pergunta... O que isso tudo tem a ver com saúde e segurança no trabalho? Tem a ver com exemplos, e os exemplos podem ser bons ou ruins, seguros ou não.


Todo o nosso comportamento é baseado no que vimos os outros fazerem, uma ou várias vezes. Pode ser bom ou pode ser ruim, é o exemplo que ensina. Que tipo de exemplos estamos dando no trânsito, no trabalho ou ainda em nossas casas para nossos filhos? Precisamos pensar e agir.


Quem não se comunica, se trumbica. É uma verdade popular... A gente sabe disso. No nosso caso, quem não se comunica se acidenta ou coloca outros em risco de acidente.


Comunicação é entender, entender o que me falam, e na outra ponta, me fazer entender. Porém, falar é uma parte pequena da comunicação. A principal é o exemplo. Ou seja, não basta falar para fazer o certo e seguro. Você tem que ser o primeiro a fazer isso... Fazer é comportamento, é um exemplo.


Se você é gestor, encarregado ou cipeiro, seu discurso começa sempre com exemplos, suas atitudes. Serve para você como pai ou mãe também.


Nós esperamos exemplos uns dos outros. Assim, aprendemos a andar, aprendemos a falar. Aprendemos a ser quem somos, por causa do outro.


Quando o assunto é exemplo, o mais importante é ser coerente, evitar a contradição, se esforçar para falar e agir de forma correta e segura. Entre o que se fala e o que se faz, as pessoas vão sempre escolher a atitude... O exemplo... Gritar com uma criança para ela parar de gritar apenas deixa a criança confusa.


Advertir colegas por regras de segurança que você mesmo viola, deixa eles confusos também. Alguns políticos quando dizem “sejamos honestos” nos deixam bem confuso mesmo.


Um gesto vale mais do que mil palavras. A gente também sabe disso. É outro ditado popular. Um gesto é fazer, é comportamento, é exemplo. É uma forma de se comunicar.


Porém, por mais que possamos ser influenciados, no final a decisão é sempre nossa. É uma escolha. A pressão do grupo é muito forte. A tentação do mais fácil também, mas é uma escolha.


Temos que segurar firme, falar menos, fazer mais e lembrar que é o bom exemplo que constrói. Porém, e talvez mais importante ainda, seja lembrar que o mal exemplo também constrói.


No final, as escolhas são sempre nossas porque as consequências também são nossas, consequências com as quais talvez não queiramos conviver.


Assim, pensemos melhor. Resistamos ao fácil e rápido, e optemos pelo certo e seguro.


Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.

6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page