top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso CIPA Online - Funções dos membros

Curso em Vídeo, Curso CIPA Online, formação de cipeiros



Curso CIPA Online - Funções dos membros

Nessa parte do curso em vídeo, curso da CIPA, você confere quais as funções dos membros da CIPA e algumas características do trabalho de cada um desse membros. Os principais membros da CIPA são o presidente, o vice presidente e o secretário. Porém, os demais participantes também tem funções e atividades a realizar conforme delegado.


Olá, seja bem vindo ao nosso curso da CIPA. Para a aula quatro, a aula de hoje, funções dos membros da CIPA.



Se você tiver interesse pode encontrar mais informações sobre a nossa escola na internet, Facebook e Youtube. Nós temos três objetivos para essa aula. O primeiro deles é produzir um rascunho, uma anotação que possa ser útil para você adiante e se você precisar ou desejar. Queremos fazer isso interagindo com conteúdo aqui da apresentação e possivelmente com conteúdo postado pelos colegas em nossas redes sociais. Vamos fazer isso colaborando, auxiliando um ao outro.


Queremos, então, apresentar de maneira resumida os principais membros da CIPA e as suas respectivas funções. Por gentileza, se sintam à vontade para duvidar perguntar e debater as informações. Basta postar em nossas redes sociais que a gente responde prontamente. Vamos começar! Vamos começar diferenciando os membros titulares dos membros suplentes. Por padrão, somente o titular é aquele que participa das reuniões. Porém, não há impeditivo em norma para que o suplente participe delas. Portanto, podendo participar também e essa decisão cabe à empresa.


Considerando as necessidades de saúde e segurança do local, os titulares vão dividir entre si as três principais funções que são de presidente, vice e de secretário. O presidente é indicado da empresa, escolhido pela empresa e, portanto, tem a maior responsabilidade. Porém, não cabe a ele sozinho decidir tudo ou ainda fazer tudo só porque é o indicado da empresa. As decisões, conforme estabelece a norma, são tomadas pela comissão, são tomadas pelo grupo e em forma de consenso entre os membros. Vamos lembrar que as decisões da comissão são para a empresa apenas uma sugestão e é a empresa que, no final da contas, vai decidir fazer ou não. A empresa quem decide e naturalmente é quem vai arcar com a responsabilidade e custos de fazer ou de não fazer.


Que função você já exerceu?

  • Presidente

  • Vice-presidente

  • Secretário

You can vote for more than one answer.


Quando não houver consenso entre a equipe para decidir o que sugerir para a empresa, as decisões, então, são feitas por voto e a maioria naturalmente vence. Obviamente, tanto em um caso como em outro, as decisões são todas registradas na ata da CIPA. Cabe ao presidente conduzir as reuniões e garantir que a empresa tenha condições de executar as funções da CIPA. É o presidente que tem essa função, o principal recurso de trabalho a CIPA é o tempo, tempo para realizar as atividades.


O vice presidente é um dos eleitos e ele é escolhido pelos demais titulares eleitos. A principal função do vice é substituir o presidente na sua ausência temporária. Presidente e vice em conjunto terão grandes atribuições, a principal delas é a de delegar. Delegar significa dividir o trabalho, dividir as tarefas e assim rende e fica mais produtivo pra todo mundo. Cabe aos dois ainda manter a empresa e demais colaboradores a par dos trabalhos desta comissão. Temos ainda, então, a função do secretário e secretário pode ser como pode não ser um membro eleito ou indicado da CIPA. Ele pode ser escolhido pela empresa ou pode ainda entre consenso dos demais membros. A função dele é de redigir as atas, coletar as assinaturas dos membros presentes e as arquivar. Em grande parte dos casos, a CIPA não tem o mínimo de três pessoas, assim provavelmente uma pessoa vai fazer papel de vários.


Em outras partes, as comissões possuem mais de três pessoas e nesse caso precisa de uma atenção especial. Embora os demais membros não tenham função específica, eles trabalham na gestão com certeza. Evite ser um cipeiro do tipo mudo ou descrente ou ainda daquele pé saco que está ali, mas não tá ali. Está fisicamente, mas não participa. Mudo é aquele que não fala, não pergunta, não se mostra, nem se faz presente, ou seja, não faz falta. Descrente é aquele que não acredita no propósito de estar ali, aquele que acha que vai dar tudo errado. Também o clássico pé no saco que é aquele que vive advertindo os colegas não tendo essa atribuição. Ainda assim, ele o faz achando que está fazendo algo de bom, porém, ao contrário do que ele pensa, acaba afastando as pessoas da CIPA e dificultando a gestão.



Cabe especialmente ao presidente e ao vice garantir e dividir esses trabalhos entre os demais membros para que cada um faça a sua parte. Vale ressaltar ainda que como aponta o item 5.18 da NR-5, os demais colaboradores mesmo fora da CIPA tem o seu papel. Cabe a eles também apontar situações de risco e ainda sugerir melhorias relacionadas aos trabalhos da comissão. A CIPA é como uma equipe, e assim como todo o trabalho em equipe só funciona quando todos funcionam juntos. Naturalmente, a falha ou a falta de um dos membros pode representar o ponto mais fraco de todo o grupo.


Como parte essencial do curso, a gente sempre sugere você está com a norma, com a NR-55 em mãos. Assim como demais materiais se for do seu interesse, como atividades e modelos que você pode encontrar tanto um como o outro lá no nosso site. Basta acessar a linha do curso fazer o LOGIN e criar o seu usuário.


É gratuito, estude, participe e colabore. Para começar, responde aqui embaixo qual as funções da CIPA você já ocupou e como foi essa experiência. Obrigado e até mais.

64 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page