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Curso CIPA Pomerode - Conceitos e finalidades da CIPA | Curso CIPA Online

Curso presencial da CIPA em Pomerode e cidades vizinhas, disponível também online.


Nessa aula em vídeo online, temos o que é e como funciona a CIPA, seu papel em segurança do trabalho e a relação com os assédios.




Curso CIPA Pomerode - Conceitos e finalidades da CIPA | Curso CIPA Online


Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui. Nesse vídeo, temos o tema Conceitos e Finalidades da CIPA. Veremos os significados, os objetivos e as formas de trabalho dessa equipe.


CIPA significa comissão interna de prevenção de acidentes e do assédio. A palavra comissão significa um grupo ou uma equipe de pessoas que auxilia o empregador nas ações de promoção de saúde e segurança do trabalho.


Acidentes de trabalho são aqueles que causam incapacidade permanente ou temporária para o trabalho. Podem ser males a integridade ou saúde física, ou saúde emocional onde se enquadra também o assédio.


Essa equipe é em parte escolhida pelo empregador e outra parte é eleita pelos empregados. Em alguns casos, porém, no mínimo, cada empresa vai ter ao menos um cipeiro escolhido pelo empregador.


Essencialmente, podemos resumir o trabalho principal da CIPA em Ver, Avisar e Registrar. Ao ver uma irregularidade, a CIPA avisa o responsável da área e registra isso na ata da reunião mensal.


Vejamos alguns exemplos: Ao ver um colaborador trabalhando sem EPI, a CIPA avisa o encarregado dele e registra o ocorrido na ata da próxima reunião.


Outro exemplo: Ao ver um equipamento em mal funcionamento, a CIPA avisa o responsável do setor e registra o ocorrido na ata da próxima reunião.


Último exemplo: Ao ver uma possível situação de assédio, a CIPA notifica o canal adequado definido pelo empregador. Com reservas, ela também registra o ocorrido na ata da próxima reunião.


Vale repetir em outras palavras para assim manter o foco e a coisa funcionar: O trabalho da CIPA gira em torno de questões que afetam a saúde e segurança dos trabalhadores e é isso.


Esse responsável ou encarregado pode ser alguém da área de segurança do trabalho também. Precisa ser, contudo, ser algum representante formal do empregador, ou seja, alguma das lideranças.



Na suspeita de assédio, o registro em ata é feito de forma a não identificar os envolvidos. Assim, somente o mínimo necessário de pessoas fica sabendo do ocorrido.


No caso de equipes de CIPA com vários membros, é desnecessário que a equipe inteira esteja a par de situações de assédio. Apenas o cipeiro que testemunhou a situação é o suficiente para iniciar os procedimentos.


Por orientação do empregador, adicionalmente, a CIPA pode abordar diretamente os colegas. É o caso da falta de uso do EPI ou do mal funcionamento do equipamento. Não é o caso, porém, das situações de assédio.


O trabalho da CIPA se desenvolve através de reuniões mensais que servem para organizar e registrar atividades. O principal instrumento de trabalho da CIPA é o plano de trabalho ou cronograma de atividades.


É o presidente ou o vice-presidente da comissão quem coordena as reuniões e delega as atividades. Ao secretário cabe o trabalho de fazer os registros das atas.


Agora, quando o assunto é rotinas de prevenção, a principal rotina é a de verificações. São check-lists aplicados com alguma frequência para se antecipar aos riscos conhecidos naquela empresa.


Essas listas de verificações podem ser elaboradas pelo pessoal de segurança do trabalho ou a própria CIPA. Devem ser feitas com base no estudo do ambiente e dos riscos documentado nos programas obrigatórios.


Um evento marcante para a CIPA é a SIPAT, a semana interna de prevenção de acidentes do trabalho. O evento acontece anualmente e deve estar alinhado aos riscos existentes em cada empresa.



Reforçando, a SIPAT é um evento específico e o conteúdo selecionado deve ter como base o estudo documentado do ambiente, dos riscos e do histórico de acidentes da sua empresa.


Cabe a CIPA também o registro da percepção de risco dos trabalhadores através do mapa de riscos. Esse documento é uma fonte permanente de informação e, portanto, de prevenção.


A CIPA deve conciliar essa percepção do trabalhador, complementá-la ou corrigi-la. Por fim, finalizar o documento chamado mapa de risco o afixando nos setores da empresa.


Há outras iniciativas de auxílio ao empregador que podem ser realizados pela CIPA, como é o caso do acompanhamento das análises e relatórios de acidentes.


Agora, atenção. O trabalho da CIPA não é um trabalho técnico ou documental. O foco de trabalho da CIPA são as pessoas. Mais do que saber ler um documento, um cipeiro precisa entender das pessoas.


Ao abordar um colega de trabalho, o cipeiro deve ser cordial e concentrar nas informações de segurança. Se você é cipeiro, procure aproximar e estimular as pessoas fazendo perguntas e pedindo sugestões.


Evite afastar as pessoas com aqueles típicos sermões ou puxões de orelha. Isso não é papel da CIPA, isso é papel das lideranças, dos encarregados de cada área ou ainda do RH.


Por outro lado, se você não é cipeiro, saiba que sua participação é essencialmente para o bom trabalho da comissão. Procure saber quem são essas pessoas e contribua com apontamentos e sugestões.


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo ou quer saber mais, coloca aqui nos comentários que a gente responde brevemente.


Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.

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