top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso Empilhadeira Blumenau | Princípios de segurança com empilhadeiras

Treinamento presencial para Operador de Empilhadeira em Blumenau e cidades vizinhas, também disponível no formato EAD e semi.


Vídeo do curso operador de empilhadeira falando princípios de segurança com empilhadeiras para operação segura de empilhadeiras.



Curso Empilhadeira Blumenau | Princípios de segurança com empilhadeiras

A palavra princípio significa início ou começo. Dessa forma, quando falamos em “princípios de segurança”, estamos falando por onde começamos a promover segurança ou do ponto de partida da segurança em empilhadeiras – que é uma máquina. Dito isso, destacamos ainda que máquinas são a principal fonte de risco de acidentes de trabalho. Portanto, observar esses princípios, que podemos chamar também de regras, é fundamental.


O primeiro princípio é o da eliminação do maior número de fatores de risco possível, isso acontece na fase do projeto. O mesmo vale para o segundo princípio, que é a neutralização dos riscos. Isso também acontece na fase do projeto. Não é papel do operador atuar nesses princípios, mas saber e entender que seu equipamento já deve ter condições de segurança montadas ainda na fábrica. É um direito do trabalhador ter essa segurança e dever usá-las corretamente.


O operador jamais deve desligar ou remover

as proteções instaladas na empilhadeira.


Devem ser garantidas ao trabalhador as informações necessárias sobre os riscos que ele corre, qual a fonte desses riscos e como funcionam as proteções contra esses riscos e qual o papel do colaborador para isso. Por exemplo, como ele deve utilizar uma proteção existente na máquina e quais as limitações dessa proteção. Algumas proteções são adicionais, não está na máquina, mas no corpo do trabalho, como pode ser o caso de capacetes, óculos, luvas ou protetor auditivo.



Quando estamos falando em proteções individuais, como é o caso dos EPI citados, estamos falando do princípio de redução dos riscos que, como o nome sugere, apenas reduz o risco. O EPI não evita o acidente, mas reduz ou evita o dano físico, a lesão. Nesse princípio de redução, temos também o repasse das informações que citamos anteriormente e toda a burocracia ou papelada de permissões ou proibições e procedimentos que tenta evitar as chances do acidente acontecer.


O operador sempre deve usar as proteções existentes e

usar da forma com orientado no manual da empilhadeira.


O risco não está relacionado somente com a empilhadeira, mas também com o tipo de carga que está sendo transportada, como produtos químicos que oferecem riscos adicionais. Os riscos também podem estar relacionados com o local onde esse trabalho é feito, com suas subidas ou descidas ou problemas no piso. Inclui também os trabalhos paralelos, como a realização de outros trabalhos no mesmo local ou trânsito de outros tipos de veículos.


Curso NR-11 Online - Operador de empilhadeira
Comprar

Podemos falar, então, do princípio da organização ou do planejamento dessas atividades concomitantes. Essas atividades precisam ser planejadas e executadas na ordem, nos horários e dentro do fluxo e locais previstos para cada uma delas. A observância dessas rotinas vai ajudar a evitar momentos de alto fluxo de pessoas e veículos em um mesmo local e horário, o que é um grande facilitador de acidentes.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Botão de contato via WhatsApp
bottom of page