top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Foto do escritorEscola Multiverso

Curso Empilhadeira Pomerode | O que faz da empilhadeira um perigo

Treinamento para Operador de Empilhadeira em Pomerode e cidades vizinhas, também disponível no formato EAD e semi.


Nessa videoaula do curso de segurança na operação de empilhadeiras, atendento a NR-11 e NR-12, falamos de algumas das características que tornam uma empilhadeira uma máquina perigosa.




Curso Empilhadeira Pomerode | O que faz da empilhadeira um perigo

Toda empilhadeira é uma máquina, mas nem toda máquina é uma empilhadeira. Poderíamos fazer a mesma associação com os veículos carros e caminhões no trânsito. Assim, como toda máquina, a empilhadeira requer atenção especial. Afinal de contas, máquinas e equipamentos são a principal fonte de acidentes no trabalho e também fora dele. É o caso, do trânsito que mata aproximadamente 4 pessoas por hora todos os dias.


Percebemos aqui, nessa comparação com o trânsito, que a empilhadeira como um veículo oferecer as mesmas chances de riscos de atropelamentos e mortes. Contudo, as empilhadeiras, apesar de nem de longe matar tantas pessoas como os carros e caminhões, oferecem riscos específicos relacionados ao trabalho que elas desenvolvem, como se movimentam e as cargas que carregam.


O que há por trás de acidentes de trânsito e empilhadeiras?

Sempre de uma pessoa fazendo escolhas erradas.


A empilhadeira possui um centro de gravidade que se desloca dentro de um triângulo imaginário de estabilidade formado pelos 3 eixos que possui, 2 na dianteira e outra na traseira. Esse deslocamento pode acontecer pelo peso da carga, pela elevação da carga e pelo movimento de acelerar ou frear, ou ainda de virar curvas. Quando esse centro de gravidade excede o limite do triângulo, a empilhadeira pode tombar.



A carga também possui um centro de gravidade. Quando a carga é mal-acondicionada, mal posicionada sob os garfos, você acelera ou frena ou faz uma curva bruscamente, a carga pode cair e levar a empilhadeira junto, já que o centro de gravidade da empilhadeira também se deslocou para além do limite. Ao carregar tambores com água, e a água se movimentar, é possível sentir tal deslocamento puxando ora mais para um lado, ora mais para outro.


Uma empilhadeira é um perigo, mas a pessoa que a utiliza é a maior fonte de risco e causadora de acidentes.


Ao virar para a direita, o centro de gravidade se desloca para a esquerda, podendo causar tombamento para esquerda. Quando vira para a esquerda, o deslocamento e tombamento é na direção oposta. Quanto mais velocidade, mais chance de tombamento com ou sem carga nos garfos, ou mesmo quando a carga estiver abaixada. A tendência, porém, é que quanto mais peso, mais próximo do centro de gravidade e a carga bem posicionada, menor o risco de tombar.



O oposto é verdadeiro. Quanto mais alta a carga, menos estabilidade tem a empilhadeira e mais chances de tombar, mesmo que o peso esteja no limite para a altura. Então, manobrar para os lados ou fazer curva com a carga levantada é ainda mais perigoso. Movimente, portanto, a empilhadeira sempre devagar, com a carga abaixada, posicione-se em linhas retas e reduza ainda mais a velocidade nas curvas.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page