top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso NR-35 Blumenau | Fatores de risco, risco e medidas de controle | Módulos comuns

Cursos presenciais e à distância. Aula em vídeo sobre fatores de risco, riscos no trabalho e medidas de controle de risco ocupacional.



Fatores de risco, risco e medidas de controle | Módulos comuns

Fator de risco é uma coisa, risco é outra. Podemos chamar de fatores de risco aquilo com capacidade para causar lesões, ferimentos ou outros agravos a integridade física e saúde das pessoas. Essa definição é bem próxima do que a própria NR-01 define. Podemos chamar esses fatores também de agentes, ou perigo ou fonte do risco. O termo fonte do risco é bem sugestivo, por exemplo, a perda auditiva tem como fonte (ou causa) o ruído produzido por uma máquina ou equipamento.


É bastante comum confundirmos uma coisa com outra, e isso tem um reflexo em como vemos a situação e principalmente em como agimos sobre o assunto. Voltemos ao exemplo do ruído, muita gente diz que onde “trabalham há risco de ruído”, mas o risco mesmo é a perda auditiva. Afinal, em outro exemplo, não corremos risco de velocidade no trânsito ou de beber e dirigir, corremos o risco de morte. Isso até soa diferente ao ouvido, ou não? Risco de velocidade ou risco de morte.



Então, o risco em si é a própria morte, mas pode ser também queimaduras, cortes, fraturas e doenças ocupacionais diversas causas por exposição a fatores físicos como radiação solar ou produtos químicos. Trabalhador autorizado é também o trabalhador ciente dos riscos que corre e que mesmo assim decide realizar as atividades para as quais está sendo contratado, ou seja, a pessoa que sabe quais os danos físicos e saúde ela pode sofrer ao realizar tais tarefas.


Aqui é onde entra o reflexo de como a situação é colocada e a reação que temos sobre as informações que estão sendo passadas. Por exemplo, você sendo contratado para trabalhar com máquinas e equipamentos, assim responda: a) Você vê algum problema em trabalhar com máquinas e equipamentos? b) Você vê algum problema em trabalhar com algo que pode queimar, cortar, fraturar ou amputador seus dedos, mãos, braços e potencialmente matar?


O que deixa você mais preocupado?

  • Ouvir que você vai trabalhar com fogo

  • Saber que você pode se queimar


Máquinas e equipamentos são fatores de risco, logo na primeira pergunta você responderia rapidamente algo como “não tem problema”, mas certamente na segunda pergunta você levaria um pouco mais de tempo para responder. A apresentação dos programas de saúde e segurança, os mapas de risco da CIPA, as permissões de trabalho ou ordem de serviço e os treinamentos têm entre seus objetivos justamente esse repasse contínuo de informações sobre os riscos, não só os fatores de risco.


Para cada risco, temos uma ou mais medidas de controle. A medida de controle é como prevenir aquele determinado risco e se aplica sobre o fator de risco, seja para eliminá-lo ou para reduzi-lo. Voltemos ao exemplo do ruído, usamos protetores auditivos para reduzir a intensidade do ruído. Em outro exemplo, se carregamos peso de forma manual, podemos eliminar esse procedimento manual e substituir pelo auxílio mecânico na forma de uma empilhadeira ou talha.



Essas medidas podem ser individuais como no caso do protetor auditivo ou utilização de outros EPI, podem ser coletivas como no caso da instalação de fitas antiderrapantes em escadas ou sinalização de segurança, e podem ser administrativas como a proibição de fumar nas dependências da empresa e mesmo a realização periódica de exames médico. As empresas combinarão essas medidas de forma a garantir o ambiente mais seguro possível, mas sempre restará margem para algum risco.

Komentarai

Įvertinta 0 iš 5 žvaigždučių.
Kol kas nėra įvertinimų

Pridėti vertinimą
bottom of page