top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso NR-35 em Itajaí | Linha de vida

Foto do escritor: Escola MultiversoEscola Multiverso

Treinamento presencial para Curso de Trabalho em Altura NR-35 em Itajaí e cidades vizinhas, também disponível no formato EAD e semi.


Nessa aula em vídeo, falamos de linhas de vida do curso de segurança do trabalho em altura NR-35.


Curso NR-35 em Rio do Sul | Linhas de vida

Uma linha de vida é um cabo de aço ou corda utilizado como meio de ancoragem permanente e que permita movimentação. É utilizada com trava-quedas na vertical e com talabartes na horizontal. Uma linha de vida é tão confiável quanto a qualidade do cabo e corda utilizados na sua montagem, assim como a qualidade dos pontos onde está fixada. Outra característica que conferirá segurança é o tensionamento da corda ou cabo.


As linhas de vida podem fixas, instaladas na estrutura de forma permanente. Podem ainda ser temporárias e serem montadas e desmontadas conforme a necessidade. No primeiro caso, o recomendado é usar cabos de aço flexível ou ainda uma linha rígida. Enquanto no segundo caso, é mais comum encontrarmos cordas.


A instalação de linhas de vida ou outras proteções já é um trabalho em altura.


A montagem e desmontagem desse sistema de ancoragem já é um trabalho em altura, portanto, aplicam-se todas as regras de etapas anteriores como treinamento e análise de risco. Esse sistema de ancoragem deve ter procedimento operacional de montagem e de utilização documentados. Esse procedimento deve ser planejado e organizado por um profissional qualificado em saúde e segurança do trabalho.



O local de instalação da linha de vida deve considerar a necessidade do trabalho, assim como o comprimento dos talabartes que serão utilizados, incluindo o comprimento com amortecedor de queda aberto, em relação a borda da superfície de trabalho. Deve considerar ainda as zonas de queda livre e ainda aquelas onde possa ocorrer impacto contra a estrutura permanente ou provisoriamente montada para fins do serviço.


O planejamento e organização da montagem da linha de vida

exige profissional qualificado em segurança do trabalho.


Comece por procurar pontos de ancoragem e outros meios de minimizar seus riscos durante a instalação da linha de vida. Os locais onde as extremidades da corda ou cabo de aço serão fixadas devem ser resistentes o suficiente para suportar o peso de impacto em queda dos trabalhadores que estarão ancorados na mesma linha de vida, ao mesmo tempo. Faça uso ainda de pontos de fixação intermediários para a sua linha de vida, especialmente em linhas mais longas.



Além de tensionar a corda ou cabo de forma a diminuir ao máximo a distância de queda livre, considere que em trabalho sobre telhados ou coberturas afim, o risco de queda está tanto nas bordas dessas superfícies quanto como no próprio rompimento dessa estrutura. Mantenha, portanto, a utilização exclusiva de 1 talabarte padrão como linha de ancoragem entre o cinturão e a linha de vida. No caso de linhas com cordas, verifique a integridade antes de cada nova instalação.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Botão de contato via WhatsApp
Botão de contato via Skype
Botão de contato via Telegram
bottom of page