Curso NR-35 em Pomerode | Nós de segurança
- Escola Multiverso
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Treinamento presencial para Curso de Trabalho em Altura NR-35 em Pomerode e cidades vizinhas, também disponível no formato EAD e semi.
Nessa aula em vídeo, falamos de linhas de vida do curso de segurança do trabalho em altura NR-35.
Curso NR-35 em Pomerode | Nós de segurança
Nesse curso básico de segurança para o trabalho em altura, utilizamos nós ou laços de segurança ao utilizarmos cordas para fazer a fixação ou estabilização de andaimes e escadas na estrutura de trabalho. Utilizamos ainda para montagem e tensionamento das linhas de vida e emendas. Esse curso é diferente do treinamento em altura de acesso por corda, portanto, fizemos uma seleção básica de nós ou laços mais conhecidos e fáceis de utilizar.
Independentemente dos nós ou laços que você for utilizar, é necessário seguir alguns requisitos de seleção. Há 3 requisitos de seleção básicos: 1) Segurança – O nó deve afetar o mínimo a resistência da corda e não deve abrir de forma espontânea. 2) Versatilidade – O nó pode ser utilizado para qualquer tipo de função sem diminuir a segurança. Isso também nos ajuda a não precisar aprender e reaprender variados nós. 3) Facilidade de fazer e desfazer.
Tenha seu próprio repertório de nós ou laços.
Existem algumas práticas ou segmentos que utilizarão mais de um tipo de nó ou nós específicos para situações bem específicas. Em uma rápida pesquisa pela internet, você vai encontrar mais de 20 nós e vai perceber logo que nós diferentes podem ser utilizados em situações idênticas, ou que situações diferentes fazem uso do mesmo nó. Buscando uma simplificação e padronização de segurança, leve em conta os nós homologados, ou certificado.
É o seu empregador, ou o seu cliente ou contratante, dependendo das especificações do contrato, o responsável por determinar os padrões de procedimento através de um profissional qualificado em segurança do trabalho. É recomendável, portanto, incluir nesses procedimentos os tipos de nós ou laços que estão certificados, através de seus próprios critérios, para serem utilizados em cada atividade e função.
Utilize somente nós que tiverem sido certificados pelo seu empregador.
Algumas outras características podem ser observadas durante a seleção dos nós que você utilizará, porém, jamais de forma que diminua a segurança. Esses critérios ou características adicionais serão avaliados por um profissional qualificado em segurança do trabalho. Um princípio bastante comum é o da simplicidade, ou seja, o nó é fácil de aprender e reaprender, fácil de ensinar, e fácil também para fazer e desfazer.
Na página seguinte, você verá uma seleção básica de nós feitos por nós com base nos critérios destacados acima, assim como em nossa facilidade em aprendê-los e ensiná-los. Um ou outro pode parecer complicado na primeira visualização, contudo, é a prática do dia a dia que tornará você bom em realizá-los. Para fins de curso EAD, qualquer barbante mais grosso ou cadarço de tênis lhe servirá bem para iniciar sua prática.
Comments