Trabalhar em altura não é para qualquer um, e isso não é apenas uma expressão
Para fins da norma e da obrigação trabalhista, trabalho em altura é qualquer trabalho realizado há mais de 2 metros de altura em que haja risco de queda. Conheça o que a NR-35 fala sobre a capacitação para o trabalho altura. Convenhamos, porém, que não é preciso esses 2 metros de altura para ocasionar um acidente com queda, incluindo aí os acidentes mais graves. Assim, muitas empresas são cautelosas e adotam padrões mais rígidos de segurança e medidas contra quedas nesses trabalhos, mesmo a menos de 2 metros de altura.
O trabalho em altura é uma atividade considerada de risco, perigosa, seja pela própria altura ou situações que oferecem risco adicional durante essa atividade. Seria desnecessário dizer, mas mantenhamos a boa ordem da apresentação, quanto mais alta a altura, maior o risco de um acidente grave e até mesmo fatal. Os acidentes decorrentes de queda de altura estão entre os acidentes de trabalho mais comuns e que mais geram ferimentos graves e muitas vezes fatais.
Trabalhar em altura não é para qualquer um, e isso não é apenas uma expressão.
O segmento da construção civil é quem costuma registar o maior número de acidentes desse tipo, seja em pequenas obras residenciais ou em obras bem maiores. Antes de autorizar um empregado a realizar trabalhos em altura, a empresa ter por obrigação trabalhista cumprir uma séria de medidas de saúde e segurança. Estamos falando dos tradicionais e conhecidos exames médicos, a avaliação dos riscos específicos daquele trabalho e a capacitação em segurança, como um curso NR-35 online.
Uma capacitação em saúde e segurança no trabalho é diferente de uma operacional, de realizar um trabalho específico como lavar um telhado. A capacitação operacional ensina a como lavar um telhado ou uma janela, instalar ar-condicionado ou manusear ferramentas etc. A capacitação em saúde e segurança trata exclusivamente de ensinar os direitos e deveres, procedimentos e demais regras para proteger o trabalhador durante essas atividades, como utilizar o cinto de segurança para o trabalho em altura.
Embora haja elementos comuns entre os diferentes tipos de trabalho em altura, a diferença nos detalhes de cada serviço pode fazer diferença entre vida e morte. O curso de segurança para o trabalho em altura deve, portanto, ser eficiente e complementar todos os fatores de risco, os riscos e as medidas de prevenção, mesmo sendo um curso NR-35 online. É obrigação da empresa oferecer tal treinamento e é direito da empresa exigir isso do empregado. É dever do empregado fazer o curso e seu direito exigi-lo.
Quedas de altura estão entre os acidentes mais graves e fatais.
O curso tem conteúdo mínimo obrigatório e que é oferecido pela Escola Multiverso tanto no formato presencial como no ensino à distância online. Outro elemento do conteúdo obrigatório que trabalhamos bastante é o estudo de caso, acidentes anteriores, suas causas, erros e o que devemos aprender com eles. Aproveite seu curso de segurança para o trabalho em altura, faça com atenção e faça com dedicação, como deve ser também o trabalho em altura que vai fazer.
Aproveite também para ver o que os clientes falam do nosso curso de segurança no trabalho em altura.
Comments