Curso NR-17 Online - Teletrabalho, trabalho em casa, home office
Em tempos em que a pandemia é o assunto principal, e o trabalho em casa foi adotado como uma das medidas de diminuir seu impacto, como fica a saúde do trabalhador? Trabalhador que de uma hora para outra teve que se adaptar a uma nova rotina de trabalho aonde o ambiente e a mobília na maioria das vezes não está adequado para a realização eficaz do trabalho.
Algumas medidas podem ser adotadas para tornar o trabalho menos cansativo e estressante, tanto no campo físico (diminuição de dores na coluna, dedos e pescoço), quanto psicológico (trabalhar com ruídos adversos e situações que nos tiram a concentração, filhos, cachorro etc.).
Lembrando sempre que nunca devemos pensar em deixar essas melhorias para depois, pensando que essa situação é passageira, mesmo que se apresentem por um tempo curto. Nossa saúde nunca pode ser deixada pra depois, períodos curtos de estresse podem acarretar perdas graves no desempenho do trabalhador.
Bom, vamos a algumas dicas que podem ser incluídas. Sabemos que não é fácil e por vários momentos pensaremos “só por hoje trabalhando assim não me fara mal”. Porém, saúde e o bem estar não podem esperar, pequenas modificações podem melhorar nosso trabalho e nossa vida em um todo.
Primeiro lugar vamos pensar no ambiente, falaremos nesse artigo para trabalhadores que fazem o uso o computador, predominantemente na postura sentada. A distância mais confortável e que minimiza o cansaço causado pelas telas é de 50 a 75 cm, com uma inclinação aproximada de 20º em relação a posição sentada e a mesa de trabalho e assegurasse estar a uma iluminação adequada, sem brilho de tela muito forte. Ombros e pescoço devem permanecer relaxados.
Sentados em uma cadeira, os pés devem estar apoiados no chão, joelhos dobrados em um ângulo de 90º e a coluna deve estar estável em uma cadeira com encosto. A região lombar tende a apresentar dores e problemas com maior regularidade, podemos diminuir essa condição a parte lombar deve ficar encostada no suporte da cadeira. Os cotovelos preferencialmente ficam junto ao corpo em posições neutras, evite fazer torções desnecessárias.
Para o uso do celular, também não devemos descuidar com o nosso corpo. Esse objeto que está cada vez mais envolvido na rotina de trabalho deve ser utilizado com parcimônia. Sempre em um ângulo reto com olhos, coluna reta, ombros relaxados e luminosidade adequada. Nunca falando ao celular com o pescoço inclinado. Lembrando que longos períodos teclando no celular pode ocasionar lesões nos dedos e punhos (algumas permanentes). Em hipótese alguma o celular deve ser utilizado para períodos de descanso do trabalho, ele não diferencia do computador em malefícios físicos (doenças osteomusculares) e podem causar ou piorar doenças relacionadas ao trabalho sentado.
Apesar desses cuidados o corpo humano não foi feito para permanecer longos períodos na mesma posição. Então mexa-se: Faça intervalos regulares, intercalando com pequenas caminhadas (mesmo dentro de casa). Alongue-se lembrando sempre dos músculos que são mais exigidos nessa posição sentado: pescoço, ombros, costas, braços dedos e punhos. Respire: exercícios de respiração oxigenam o cérebro, os músculos, relaxam e consequentemente fazem o sangue circular melhor tornando-o mais atento e produtivo. Coma bem, evitando alimentos industrializados, açucares e gordura. E por fim beba bastante água.
Parece difícil, com tanta coisa acontecendo no mundo, cuidar do meu corpo durante o trabalho não está nas prioridades para os dias atuais. Mais temos que lembrar (isso todos os dias), por mais cansativo que seja no começo e um pouco desanimador, o nosso corpo independente do trabalho realizado a é única ferramenta de trabalho que possuímos, uma vez que ele é limitado da sua função plena seja por doença, estresse ou apenas cansaço, nosso trabalho e todas os outros setores de nossa ficam prejudicados.
Cuide-se, são nas pequenas atitudes diárias que conseguimos deixar nosso corpo mais produtivo e mais saudável.
Comments