top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

O posto de trabalho padrão | Ergonomia para operador de teleatendimento | Curso em vídeo

Mesmo os esforços repetitivos mais leves podem causar danos permanentes em longo prazo.


O POSTO DE TRABALHO PADRÃO


Posto de trabalho é uma posição dentro da estrutura organizacional de uma empresa e com determinadas atribuições. Posto de trabalho também pode se referir ao espaço físico onde determinadas atribuições são executadas, assim como o mobiliário, ferramentas, equipamentos e máquinas necessários para boa execução dessas tarefas.


O posto de trabalho padrão em teleatendimento\telemarketing é caracterizado, portanto, no contato com clientes e usuários de produtos e serviços, seja por iniciativa do próprio cliente ou por iniciativa do operador desse atendimento. Fazem parte das características desse posto o trabalho sentado em estação de computador com uso simultâneo desse computador para mensagens de texto e registros dos contatos, e o telefone. O posto padrão é realizado no espaço físico da empresa.


Uma característica chama a atenção, o trabalho sentado e sentado de forma prolongada. Uma posição prolongada, qualquer que seja, é exaustiva. Você pode se lembrar, por exemplo, daqueles domingos de chuva que passou largado no sofá ou dormiu o dia inteiro. No final do dia, o corpo reclama. Pode ser um desconforto localizado, ou mesmo um dorzinha pontual. Do ponto de vista físico, a manutenção de uma postura estática prolongada é um esforço repetitivo.


 

Mesmo os esforços repetitivos mais leves podem causar danos permanentes em longo prazo.

 

Esse posto de trabalho apresenta ainda outra característica física importante, movimentos repetitivos intensos no uso do teclado e do mouse. São mensagens trocadas com os clientes ou a entrada de dados nos registros dos clientes resumindo uma conversa, ou ainda a confecção de relatórios e outros materiais pertinentes.


Do ponto de vista psicológico e emocional, o posto de trabalho em teleatendimento traz de forma direta fatores de riscos preponderantes. Fatores relacionados ao cotidiano dentro e fora do trabalho, mas amplificado pela rotina de produtividade e metas. Estamos nos referindo, agora em especial, aos transtornos de ansiedade de diversos tipos e ao estresse crônico.


Independentemente do local físico onde as atribuições desse posto de trabalho são executadas, todas essas características estão presentes. Com o surgimento da pandemia, diversos postos assim foram migrados para o teletrabalho, trabalho remoto ou home office – termos que definem o trabalho fora da empresa, em uma padaria ou a partir de casa. Há vantagens e desvantagens, mas de forma geral e predominante, a opção tem sido melhor recebida tanto por funcionários como empresas.


O tradicional trabalho realizado em pequenos e grandes escritórios ou ainda em call centers passou a ser realizado também de casa, trazendo vantagens nítidas como a eliminação do risco, custo e perda de tempo no trânsito. Isso representa para o trabalhador melhor qualidade de vida. Para a empresa representa menos custo. No fim, bem entendidas e atendidas as partes, ambos os lados ganham.


Cabe repetir e em diferentes palavras que com vantagens e desvantagens, o trabalho em si, o trabalho sentado e demais fatores que determinam o adoecimento relacionado estão sempre presentes. Na empresa, na padaria ou em casa, quando o corpo reclama é sinal de que é hora de uma pausa e fora do posto, longe do computador e do celular. Precisamos ouvir e atender nosso corpo, pois o oposto disso representará desconforto, dores, perda de produtividade e doenças mais graves.


Obrigado por nos assistir, e até o próximo vídeo.

15 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page