top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

O que é COVID-19 | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Primeiramente, vamos começar dizendo que são coisas diferentes e apesar disso estão intimamente relacionadas, e é isso que vamos explicar aqui.


Olá, seja bem vindo e obrigado por estar aqui. Nessa mini palestra, falaremos de forma simples e direta sobre o que é o coronavírus e a COVID-19. Primeiramente, vamos começar dizendo que são coisas diferentes e apesar disso estão intimamente relacionadas, e é isso que vamos explicar aqui.


Comecemos por entender o que é o coronavírus. O termo já é bastante sugestivo, é um vírus e palavra corona vem porque ele se parece com uma coroa. Já a COVID, é a doença causada por esse vírus e as letras da sigla vem do inglês, CO de corona, VI de vírus e o D é de doença. 19 é o ano em que começou.


As formas de transmissão do vírus são idênticas as formas de transmissão de gripes e resfriados, que já são bem conhecidas por todos nós. Para boa ordem, essas formas são o toque de mãos, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e compartilhamento de objetos como celular, teclado, maçanetas etc.


Pode parecer desnecessário dizer, mas mantenhamos a boa ordem, só se paga COVID de outra pessoa que já tenha o coronavírus, que o espalha pelo ambiente.


Ações de prevenção, portanto, passam por tomar os devidos cuidados na hora de falar, tossir e espirrar, no qual a máscara se torna a principal aliada. A máscara impede que gotículas de saliva espelidas durante a fala, tosse ou espirro se propaguem pelo ar e atinjam pessoas e objetos próximos.


Regras como manter o ambiente bem ventilado e o distânciamento entre pessoas são formas de prevenção eficientes também, e que devem estar combinadas com as demais. Bons hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos corretamente e frequentemente com água e sabão e o uso de álcool gel complementam as ações preventivas.


Cerca de 80% das pessoas infectadas não apresentam sintomas nenhum ou poucos sintomas. Aqui, então, a importância das medidas de preventivas, em especial, a máscara, pois a final, podemos transmitir o vírus sem sequer saber disso.


Vale lembrar daquele ditado popular, melhor prevenir do que remediar, ou ainda o seguro morreu de velho. Vale lembrar, vale cuidar.


Os outros 20% das pessoas infectadas precisam de atendimento hospitalar por dificuldade respiratória, 5% dessas precisam de suporte ventilatório. Portanto, fique atento aos sintomas, pois como em qualquer doença, quanto antes começarmos o tratamento, melhores podem ser os resultados.


Entre os sintomas mais comuns, temos tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade respiratória e cansaço, todos facilmente confundíveis com um resfriado. Podem aparecer ainda sintomas como perda do olfato e alterações no paladar, falta de ar, falta de apetite, náuseas, vômitos e diarreia. É possível também o aparecimento de um quadro respiratório mais grave e mesmo o desenvolvimento de uma pneumonia severa.


Na suspeita, ao apresentar algum desses sintomas, reforce suas medidas de prevenção e evite contato próximo com outras pessoas.


Lembre-se de avisar a empresa onde trabalha, pois cada empresa pode seguir regras de saúde e segurança específicas para o coronavírus.


Lembre-se também que algumas pessoas estão mais sujeitas a desenvolverem quadros graves, são elas pessoas idosas ou obesas. Pessoas que já convivem com quadros pré existentes como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer e diabetes, também podem ter quadros severos.


A COVID é uma doença que veio e vai ficar, com vacina ou não, controlada ou não, ela vai continuar afetando a vida de algumas pessoas. Portanto, nos cabe o devido cuidado, cuidado que deveríamos ter em relação a diversas outras doenças, e que já vinham esquecidos.


Cuidemos da gente, cuidemos das pessoas próximas da gente e das demais pessoas também porque dependemos dos outros... para tudo.


Obrigado por nos assistir e até a próxima!

29 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page