top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Foto do escritorEscola Multiverso

Palestra em Timbó | Método 5S | Mini palestra online | SIPAT Online

Palestras tradicionais, SIPAT, palestras em Timbó e cidades vizinhas.


O que é a metodologia 5S, sua aplicação na empresa e relação com segurança do trabalho, organização e gestão da qualidade.



Palestra Timbó | Método 5S | Mini palestra online | SIPAT Online

Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui. Nesse vídeo, temos o tema Método 5S. Entenderemos o que é essa metodologia de organização do trabalho e seus benefícios no ambiente laboral, e até em casa.


O método 5S é uma técnica de gestão de processos que nasceu para diminuir os desperdícios e melhorar o fluxo de processos internos das empresas.


É uma das formas de organização mais eficientes, de fácil adaptação e que não requer nenhum conhecimento técnico específico.


O método 5S consiste em estabelecer disciplina através de uma ordem de 5 sensos, tornando o fluxo dos processos mais rápidos e com menor probabilidade de erros.


Com a aplicação do método, as chances de melhorias em vários setores da empresa se tornam uma realidade, eliminando empecilhos e elementos que comprometam a qualidade final.


O objetivo do final do método é estabelecer a disciplina e a segurança dos processos, o que tem reflexos na produtividade e qualidade dos produtos e serviços, assim como em questões de saúde e segurança do trabalho.


Alguns benefícios dos 5S são: Elimina o desperdício e reduz custos, otimiza espaços e elimina a poluição visual que atrapalha nossa organização mental, agiliza os processos e melhora a administração do tempo.


Com a consolidação do método, que também promove a mudança comportamental na equipe, melhoramos o próprio trabalho em equipe, incentivamos a criatividade e inovação.


O método 5S é formado por cinco conceitos que recebem o nome de senso, com S e daí o nome 5S. Esses Ss são letras iniciais para cinco palavras japonesas, o que nos leva também ao país de origem dessa metodologia.



O primeiro senso chama-se Seiri, que significa senso de utilização. Ele consiste no uso correto dos materiais que estão à disposição, evitando o desperdício e o acúmulo de itens que podem comprometer o rendimento.


O senso de utilização reforça que se devem utilizar apenas o material necessário para o desempenho das atividades. Para isso, é fundamental efetuar um planejamento do que realmente é útil e do que não é.


Além disso, o senso de utilização permite planejar o descarte e a reciclagem de determinados materiais ou até documentos, pois aquilo que não será mais útil para você, você ainda deverá fazer a destinação correta.


O segundo senso chama-se Seiton, que significa senso de organização. O objetivo dele é simples e direto: Promover a organização adequada do ambiente de trabalho de modo que não prejudique o desempenho.


O Seiton vale tanto para os detalhes das peças e maquinários de uma indústria, passando pelos produtos colocados na estante de uma loja, até a disposição dos elementos na mesa do escritório.


Um dos grandes benefícios do Seiton é permitir que as coisas mais usadas no cotidiano sejam colocadas sempre em um lugar de fácil acesso, otimizando o tempo e tornando mais fácil a reposição desses materiais.


O terceiro senso chama-se Seiso, que significa senso de limpeza. O senso de limpeza complementa os dois anteriores, pois permite higienizar e manter limpo um ambiente já devidamente organizado.


O mais legal deste senso é que ele reforça a ideia de que todos os integrantes da empresa são responsáveis por manter o ambiente limpo e saudável, dando maio foco em evitar sujar do que ficar limpando o tempo todo.


Nesse contexto, cada funcionário contribui com a produtividade ao manter seu ambiente de trabalho limpo, influenciando positivamente também o andamento dos trabalhos dos demais.


Outro aspecto importante é que o Seiso não tem relação apenas com o local de trabalho, mas também com o cuidado com a aparência e a saúde pessoal.



O quarto senso chama-se Seiketsu, que significa senso de normalização ou padronização. Esse senso permite estabelecer padrões e normas que facilitam a aplicação dos sensos anteriores.


Por exemplo, todos ficaram de acordo com a organização que foi aplicada pelos sensos anteriores? Então, cria-se um padrão para que esta organização sempre seja seguida.


Este padrão pode ser um documento próprio como um procedimento operacional padrão ou até mesmo uma foto do local.


O grande benefício do Seiketsu é estimular os colaboradores a se engajarem com as propostas do modelo 5S, obtendo resultados satisfatórios na gestão empresarial e satisfação pessoal.


O quinto chama-se Shitsuke, que significa senso de disciplina. O Shitsuke encerra todos os sensos anteriores estabelecendo práticas que visão manter o 5S no dia a dia da empresa.


O objetivo fundamental do senso de disciplina é tornar as práticas do 5S algo natural do comportamento cotidiano e da gestão empresarial.


Para que o senso de disciplina se torne um elemento padronizado no seu negócio, é importante investir na constante capacitação dos colaboradores, incentivando o time a incorporar esses valores.


Para finalizar, o método 5S pode ser estendido para o campo pessoal, trazendo melhorias de satisfação pessoal, do humor e da qualidade dos relacionamentos interpessoais.


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo ou quer saber mais, coloca aqui nos comentários que a gente responde brevemente.


Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.

8 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page