top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Palestra SIPAT Indaial - Organização, Segurança e Produtividade

Veja como organização no ambiente de trabalho se relaciona com segurança e produtividade



Olá, seja bem-vindo e muito obrigado por estar aqui. Nesta mini-palestra SIPAT, temos o tema Organização no Ambiente de Trabalho e veremos que isso tem tudo a ver com segurança, produtividade e qualidade de vida.


Falar em organização, sua relação com segurança do trabalho ou produtividade costuma ser visto como algo repetitivo, e até sufocante – do ponto de vista que parece apenas nos fazer trabalhar mais.


Contudo, ao contrário e não limitado ao trabalho, ser organizado é uma forma de ter rotinas mais leves e mais satisfatórias. Dentro e fora do trabalho, organização é um dos requisitos do bem-estar e qualidade de vida.


Nós esquecemos as coisas com muita frequência e muito rápido, mesmo coisas importantes como a nossa própria saúde. Seja por cansaço, seja por negligência ou mesmo por falta de organização.


Quando organizamos mal nossas rotinas e atividades, ficamos à mercê das prioridades de outras pessoas e também do acaso. Portanto, acidentes, resultados indesejados e trabalho em excesso são praticamente certos.


Por exemplo, a caixa que deixamos mal empilhada hoje, pode cair em nossas cabeças amanhã. Outro exemplo, o material que colocamos no chão de forma errada, precisamos levantá-lo depois e isso faz as costas doerem.


Mais um exemplo, quando deixamos uma ferramenta ou equipamento fora do lugar. Mais tarde, precisaremos procurar por isso e perder tempo procurando. Meu tempo ou do meu colega.


Claro que quando a gente precisa compensar esse tempo perdido, a gente acaba por sacrificar o procedimento para podermos manter a produtividade, porém, arriscamos a segurança e a qualidade do produto ou serviço.



Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer trará um resultado. Ações ruins tendem a trazer resultados ruins. Produto ou serviço em atraso, fora da especificação ou de qualidade ruim traz resultados negativos.


Má organização dá retrabalho, você precisa trabalhar mais e compensar. Isso aumenta custos, dá prejuízo e compromete o nosso rendimento, a nossa remuneração, compromete o nosso próprio emprego.


Ser organizado precisa ser um hábito, precisa ser uma mania. É assim que organização nos ajuda a ser mais produtivos, trabalhar de forma mais leve e satisfatória, viver e conviver melhor no ambiente de trabalho.


Com isso, ganhamos com mais saúde, mais segurança. Os custos diminuem, o lucro aumenta. Nossa remuneração aumenta e nos sentimos mais satisfeitos e levamos isso conosco para fora do trabalho.


Mania, hábito, costume, disciplina. Isso tudo é comportamento. Comportamento é uma coisa que se aprende. Aprendemos através de bons exemplos, podemos aprender sozinhos e aos poucos, treinarmos essa habilidade.


É preciso treinar essa organização e quando algo der errado, rever a rotina e treinar novamente. Disciplina é uma habilidade que requer tempo e dedicação para aprender. O resultado sempre vale a pena.


Confira algumas orientações que podem nos ajudar a sermos organizados, trabalhar e viver de forma mais satisfatória, mais leve e mais segura:



Primeiro, deixe no meio ambiente de trabalho apenas as coisas que realmente utiliza. Em outras palavras, separe o que é útil e guarde o que é inútil. Um ambiente com menos coisas, nos permite pensar melhor.


Segundo, tenha as coisas no seu devido lugar. Quando precisar novamente, você ou seus colegas saberão onde elas estão. Assim, evitam perder tempo, produtividade e não precisam se arriscar para compensar depois.


Terceiro, mantenha as coisas limpas. Cuidar para ter um ambiente sempre limpo e agradável de se estar é alto explicativo. Porém, tem mais a ver com evitar sujar do que com ficar limpando o tempo todo.


Quarto, esforce-se para ter um padrão. Uma rotina padronizada, siga o padrão de procedimento ao pé da letra. Fica mais fácil trabalhar assim e perceber possível problemas ou melhorias necessárias.

Padrão e rotina costuma ser vistos como algo tedioso, do tipo é sempre a mesma coisa e algumas pessoas se queixam de se sentirem presas. Fique atento, isso não tem nada a ver com rotina ou padrão, mas com cansaço.


A quinta e última orientação é: Seja disciplinado. Inclusive para saber quando é a hora de parar e descansar. Com a energia recupera, então, volte, repense e ajuste a rotina junto com a empresa. Depois, retome a rotina.


Disciplina é comportamento e a gente desenvolve essa disciplina praticando. Essa prática precisa ser diária. Praticar a organização pode parecer estranho no começo, mas é porque a gente ainda precisa se acostumar.


Nós somos capazes de nos acostumar com tudo, então, vamos nos acostumar com coisas boas, leves e produtivas. Assim, vamos construir aos poucos um comportamento que nos trará um futuro melhor.


Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.



1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page