top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Palestra SIPAT Timbó - Ergonomia e produtividade | SIPAT Online

Palestras SIPAT nas cidades de Timbó, Indaial e vizinhança



Palestra SIPAT Timbó - Ergonomia e produtividade | SIPAT Online


Nessa minipalestra, temos o tema economia e produtividade, onde a gente relaciona produtividade, saúde e segurança no trabalho e nós trabalhadores. Nesse vídeo, nós vamos explicar a definição de ergonomia e o que que ela tem tanto a ver com produtividade, qualidade e até mesmo saúde e segurança no trabalho.


Muita gente pensa que ergonomia tem a ver com peso, postura ou ginástica laboral. Apesar de estarem certos, ergonomia é muito, mas muito mais que isso. Literalmente, a palavra ergonomia junta as palavras trabalho e a palavra regra que vêm lá do grego. Trocando em miúdos, significa a melhor forma para fazer um determinado trabalho. Isso é óbvio porque se alguém se dá ao trabalho de criar regras para um trabalho é porque espera ou quer o melhor dele.


Naturalmente, ergonomia leve em consideração tudo que é necessário para um trabalho excelente, ou seja, falamos em produtividade, falamos de um serviço ou produto de qualidade, no prazo e no preço certos. Poderíamos citar o mobiliário, as ferramentas, os ajustes nesse imobiliário e, é claro, o próprio trabalhador, consideramos a organização do trabalho, o espaço onde ele é feito, as ferramentas utilizadas, os prazos, as metas.


Consideramos em especial uma peça que se sobrepõe a todas as outras, a peça que é decisiva e que faz tudo funcionar, o trabalhador. Ergonomia considera o trabalhador como um todo e as suas características para um determinado tipo de trabalho, é aqui que ergonomia se relaciona com saúde, pois só produz bem o trabalhador que está bem, só produz um produto de qualidade o trabalhador que está bem e possui ferramentas e insumos adequados para isso.


O trabalhador só produz bem, com produtividade, com qualidade se ele tiver condições para isso. Então, é aqui que ergonomia rima com saúde, que rima com produtividade, que rima com qualidade e que rima com o trabalhador. Então, vamos passar a dar algumas dicas que o trabalhador pode fazer sozinho, dicas ao nível do trabalhador, que ele pode e deve executar dentro do trabalho e fora dele.


Aliás, o que eu faço fora do trabalho é sempre muito mais importante para minha saúde do que as coisas que eu faço dentro do trabalho, porque assim como um atleta precisa estar preparado para o esporte, o trabalho também exige do nosso corpo certas condições, ainda mais que lá no trabalho as coisas são corridas, nós temos prazo, nós temos meta, cobrança e parece que falta tempo.


Então, tudo o que eu posso fazer no meu trabalho acaba sendo limitado por isso. Vamos a primeira dica, a dica de ouro: Caminhar é o melhor remédio. Aproveita cada oportunidade para caminhar, para o trabalho, para casa, para a faculdade, no próprio trabalho, em especial se você trabalha sentado, mas isso serve também caso você trabalhe parado e de pé.


Quando a gente fala em cada oportunidade, é aquela oportunidade de ir na farmácia, de ir na padaria, de ir ali no vizinho, conversar com alguém próximo da sua casa. Aproveite cada oportunidade, inclusive dentro do trabalho. Ao invés de telefonar para o seu colega, prefira ir até a sala vizinha. Isso melhora até o relacionamento.


Agora em pé ou sentado, peso ou não, a coluna é sempre a que mais sofre. Então, a gente tem que ter um cuidado especial, caminhado ajuda, levantar com frequência também, assim como alongar. Se você trabalha de pé, pode aproveitar alguns momentos como quem não quer nada, entre uma atividade e outra, e fazer alongamentos.Como esse aí que você vê na tela.


Quem trabalha sentado também pode fazer alongamentos. Dessa vez, também sentado, mas o ideal seria mesmo levantar para isso. A terceira dica vem bem casada, se você trabalha em pé, você precisa sentar e descansar com alguma frequência. Se você trabalha sentado, ao contrário, você precisa ficar em pé e caminhar com alguma frequência.


Muito tempo parado, muito tempo sentado, muito tempo deitado, não importa a posição. Isso vai trazer problemas, vai trazer desconforto e dores. Como é bem possível lembrar daqueles domingões que a gente ficou largado no sofá.


Essas dores e esses desconfortos são tanto ao nível das costas, da coluna, ombro, pescoço, também nos pés e nas pernas. Pode acarretar em varizes e desvio de postura. Atividades de lazer, de descanso e descontração, assim como a boa alimentação e controle do peso corporal tudo isso ajuda.


Lembre-se que a ergonomia trata também na nossa parte emocional, ou ainda cognitiva, então é importante também descansar e relaxar. Você precisa também ser organizado, ter as coisas no lugar porque quando você precisa você sabe onde está, você não perde tempo e nem tentar compensar isso depois.


Ergonomia também é organização. Portanto, repense as suas rotinas de trabalho, repense também as suas rotinas fora do trabalho e veja o que você pode melhorar e fazer em prol da sua saúde.


Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page