Palestras tradicionais e palestras SIPAT em Timbó e cidades vizinhas.
Aula em vídeo sobre segurança do trabalho nos serviços externos, falamos de riscos comuns e medidas preventivas mais relacionadas.
Palestra Timbó | Segurança em serviços externos | Mini palestra online | SIPAT Online
Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui. Nesse vídeo, temos o tema Segurança nos serviços externos. Falaremos de rotinas em ambientes alheios e que por isso podem apresentar perigos desconhecidos ou não controlados.
O principal perigo é em si essa falta de conhecimento prévio do ambiente ou execução ocasional de determinadas rotinas. Pode ser ainda, porém, a própria imprevisibilidade do ambiente como no caso do trânsito.
É justamente pelo trânsito que vamos começar. Em média, ano após anos, marcamos cerca de 100 mortes no trânsito todos os dias. Em um universo de cerca de 260 mil acidentes anuais, onde 1/3 deles são acidentes de percurso.
O acidente de trabalho no percurso é aquele entre a residência e o local de trabalho, ou ainda em situações em função do trabalho, como quando você vai fazer um curso pela empresa.
É de longe o principal perigo para quem precisa se deslocar para o trabalho e a trabalho, como no atendimento a clientes, visita a fornecedores ou acompanhamento de serviços diversos.
O trânsito é imprevisível, embora congestionamentos sejam diários e duradouros e, portanto, bem previsíveis. A verdade, contudo, é que congestionamentos trabalham em prol da redução da severidade dos acidentes.
A severidade de um acidente é sua maioria determinada pela velocidade, quanto mais rápido, mais grave tende a ser o acidente. Então, os congestionamentos são até que vem vindos.
Logo, nossa primeira reflexão seria adotar o conhecimento popular da frase “devagar e sempre”, ou ainda “devagar dá tempo”. Dá tempo para ver, para pensar, para frenar e para desviar.
Seria desnecessário falar do uso do celular ao volante não estivesse relacionado a 1/3 dos acidentes, assim como seria desnecessário falar do consumo de bebidas alcoólicas como a cerveja não estivesse esse relacionado em metade dos acidentes mais graves. Mantenhamos a atenção e prudência, assim como cuidemos do bom funcionamento do veículo.
Supondo que tenhamos chegado bem ao nosso destino, nossa próxima preocupação deve ser com o ambiente onde vamos realizar nossas atividades e se ele está apropriado para isso.
Nesse sentido, podemos pensar em duas divisões básicas: Trabalho realizados a céu aberto e aquele realizado no interior de estruturas como prédios, indústrias, ginásios etc.
Os trabalhos a céu aberto devem nos fazer pensar sobre as condições do clima, como aquele sol de rachar ideal para passar o fim de semana na praia.
Essa mesma condição, contudo, é desfavorável ou ao menos desconfortável para qualquer tipo de trabalho. Utilize roupas leves, frescas e use protetor solar. Mais importante ainda, beba bastante água. Se possível, evite os horários de picos de calor e radiação.
No sentido oposto, um clima chuvoso e com ventos também pode prejudicar algumas atividades e até inviabilizar outras, como, por exemplo, as que envolvam navegação ou trabalho sobre águas. Fique atento as mudanças bruscas que podem acontecer nesse sentido.
O clima chuvosa costuma ser acompanhado também de descargas atmosféricas, os raios. É difícil um raio cair duas vezes no mesmo lugar, até um porque um já suficiente para causar acidentes graves. Então, proteja-se no interior das edificações.
No interior das estruturas, fique atento aos locais de entrada e saída para o caso de uma emergência, como um incêndio.
Além disso, preste atenção nas condições gerais do piso, como desníveis não sinalizados, e a na colocação dos materiais ao longo das demarcações para tal, ou ainda fora dela nos caminhos para as pessoas.
Tropeções, queda de mesmo nível, queda de materiais sobre os pés e pernas estão entre os incidentes mais frequentes, mas que, felizmente, na maioria das vezes, não são graves.
Fique atento também ao subir e descer escadas de serviço e vá devagar, utilizando sempre o corrimão e pisando um pé de cada vez, tanto para subir como para descer.
Entre seus afazeres podem estar o carregamento de materiais de serviço para finalidades diversas. Considere o peso desses materiais e utilize técnicas apropriadas para o levantamento, transporte e deposição.
Recomenda-se que sempre que um volume ultrapassar 25kg, esse peso seja dividido. Isso significa que você deve pedir ajudar a um colega para fazer a movimentação.
Prefira utilizar meios mecânicos para tal, como a utilização de carrinhos, e ao movimentá-los, ou movimentar pesos sobre rodas ou simplesmente arrastar, prefira empurrar do que puxar.
Fique atento a manutenção da boa postura e alternância. Se for fazer algum tipo de acompanhamento, talvez fique muito tempo em pé. Lembre de se sentar por cerca de 5 ou 10 minutos enquanto bebe água, por exemplo.
O contrário disso, ficar muito tempo sentado, é ainda mais nocivo para a saúde. Portanto, fique em pé com mais frequência.
Nossa saúde e integridade física dependem de nossa plena atenção em qualquer atividade que estejamos executando. Mantenha o foco em voltar bem, em chegar de volta bem tal como você saiu.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo ou quer saber mais, coloca aqui nos comentários que a gente responde brevemente.
Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.
Comments