Perigos, riscos e medidas de prevenção em máquinas e equipamentos
- Escola Multiverso

- 24 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Confira a tabela de perigos, riscos e prevenções comuns

Esse curso de segurança para operação de máquinas e equipamentos é a parte teórica do treinamento previsto na Norma Regulamentadora 12, através do Anexo 2 e com a leitura exclusiva do primeiro item.
Como a própria norma define, esse curso objetiva proporcionar aos operadores de máquinas e equipamentos a competência adequada para o trabalho seguro. Ao longo desse curso, cumpriremos o conteúdo previsto em norma, assim como complementaremos esse conteúdo com tópicos pertinentes ao objetivo da norma e dos estudos mais atualizados em saúde e segurança no trabalho.
O uso de máquinas e equipamentos de diversas finalidades e dos mais variados portes é uma realidade de pequenas até grandes indústrias, e no próprio comércio como em uma padaria com os equipamentos de panificação. Seja em um pequeno negócio ou mesmo em grandes empresas com todos os aparatos de segurança, máquinas e equipamentos são um fator de risco de destaque.
Dada a sua natureza mecânica, o próprio funcionamento da máquina ou equipamento em condições normais já representa riscos de cortes, fraturas, queimaduras etc.
O controle de riscos relacionados com máquinas e equipamentos se limitam as formas de neutralização e redução desses riscos, visto que o princípio prioritário de eliminar o fator de risco significaria eliminar a própria máquina ou equipamento.
Os mais diversificados processos produtivos utilizam máquinas e equipamentos para realizar o trabalho que não seria possível ser feito de forma manual, ganhos de produtividade e redução de custos. Esse curso está ligado ao princípio da redução de riscos através do controle individual desses riscos na figura do trabalhador.
Cada um é responsável por seu próprio destino, obviamente responsável também por sua saúde e segurança.
Pode parecer filosófico, mas é uma verdade. Embora as leis e normas estabeleçam responsabilidades para a empresa juntamente com as do trabalhador, as consequências reais são apenas do trabalhador. É o trabalhador que está envolvido e diretamente exposto ao risco.
Enquanto para uma empresa um acidente pode representar apenas perda de dinheiro, para o trabalhador o acidente pode representar um ferimento, a perda de uma parte do corpo e mesmo da própria vida, sendo que dinheiro nenhum pode reparar qualquer um desses males.
Esse curso engloba os fatores de risco e riscos mais comuns relacionados ao trabalho em máquinas e equipamentos e as formas de proteção mais comuns. Enquanto percorremos os assuntos teóricos e mais genéricos, especificamos através das atividades os riscos e proteções existentes e disponíveis para consulta na documentação técnica, e disponibilizada para o curso, como programas, mapa de riscos, e a própria visão do aluno como o operador dessas máquinas e equipamentos.
A adequação aos requisitos da norma em relação aos treinamentos começa com esse curso teórico, e que deve ser complementado com a atividade prática e protocolo que serão apresentados no final do curso.
Confira a tabela de perigos, riscos e prevenções comuns:


Comentários