Aprenda alguns princípios e orientações básicos para atendimentos de emergência
NOÇÕES GERAIS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NO ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
Estamos todos sujeitos a presenciar um acidente ou mesmo estarmos envolvidos de alguma forma, ou ainda presenciar uma cena de infarto, de queda, choque, afogamento etc., portanto, é prudente concluir todos deveríamos ter noções básicas de atendimento a emergências.
Acreditando nisso, a Escola Multiverso disponibiliza esse curso online de maneira gratuita. O curso, o acesso ao conteúdo, é gratuito. Verifique as condições comerciais para emissão do certificado.
As condições de higiene, saúde e segurança no trabalho sempre foram uma preocupação dos trabalhadores e das organizações onde trabalham. Entretanto, apesar dos avanços na implantação de medidas de controle e prevenção e na implementação de leis cada vez mais rigorosas ao longo do tempo, trabalhar continua a ser uma atividade de risco.
Estudos comprovam que as duas primeiras horas após um acidente são fundamentais para garantir a sobrevida ou recuperação das vítimas. É nesse período que um atendimento adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Conheça e experimente sem custo nem compromisso nosso Curso Primeiros Socorros Online
Acesse nossa página e cadastre seu e-mail através do botão LOGIN no menu de CURSOS
Primeiros socorros são, portanto os atendimentos preliminares prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-los com vida e evitar complicações imediatas ou tardias, até a chegada da assistência médica ou condução à um hospital.
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O objetivo dos primeiros socorros é diminuir os ferimentos do ferido e, sobretudo impedir a sua morte imediata. Evidentemente, o primeiro socorro, que pode ser feito mesmo por uma pessoa leiga, servirá para que o acidentado aguarde a chegada do médico ou seja transportado para o hospital mais próximo.
Em uma emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros, não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você.
Para que alguém se torne útil num socorro urgente, deve ter algumas noções sobre a natureza da lesão e como proceder. É importante que quem preste socorro saiba que não é sua tarefa realizar o diagnóstico, mas sim, ocupar-se em prover os cuidados necessários para o suporte básico à vida. Sendo assim, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas em qualquer emergência:
- Socorrista sempre inicia sua ação executando a avaliação da vítima e do local;
- A vítima não deve ser movimentada desnecessariamente
- Não deve ser permitido que a vítima se movimente;
- Suas roupas e sapatos devem ser afrouxados;
- Deve ser impedida a aglomeração em torno do local do atendimento;
- Não se deve oferecer líquidos, alimentos ou medicamentos;
- Conforto da vítima deve ser priorizado, além do apoio emocional.
Omissão de socorro
De acordo com o código penal brasileiro, deixar de prestar socorro quando se pode fazê-lo sem risco pessoal é crime. Isso inclui o trabalho empreendido no ato de socorrer ao presenciar um acidente ou quando se causa um acidente sem intenção, por exemplo, um acidente de trânsito - situação em que muitos motoristas fogem do local do acidente.
Mesmo quando não houver conhecimento técnico ou ainda que haja risco pessoal, a pessoa deve ao menos telefonar acionando um serviço de emergência médica. Também é considerado crime exigir pagamentos ou qualquer forma de garantia de pagamento em casos de atendimento hospitalar emergencial.
Autor
Sandro Luiz Barth linked in
Técnico de Segurança no Trabalho
Comments