top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Primeiros socorros - Noções gerais

Aprenda alguns princípios e orientações básicos para atendimentos de emergência

curso primeiros socorros online, seguranca no trabalho,

NOÇÕES GERAIS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NO ATENDIMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS


Estamos todos sujeitos a presenciar um acidente ou mesmo estarmos envolvidos de alguma forma, ou ainda presenciar uma cena de infarto, de queda, choque, afogamento etc., portanto, é prudente concluir todos deveríamos ter noções básicas de atendimento a emergências.


Acreditando nisso, a Escola Multiverso disponibiliza esse curso online de maneira gratuita. O curso, o acesso ao conteúdo, é gratuito. Verifique as condições comerciais para emissão do certificado.


As condições de higiene, saúde e segurança no trabalho sempre foram uma preocupação dos trabalhadores e das organizações onde trabalham. Entretanto, apesar dos avanços na implantação de medidas de controle e prevenção e na implementação de leis cada vez mais rigorosas ao longo do tempo, trabalhar continua a ser uma atividade de risco.


Estudos comprovam que as duas primeiras horas após um acidente são fundamentais para garantir a sobrevida ou recuperação das vítimas. É nesse período que um atendimento adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

 

Conheça e experimente sem custo nem compromisso nosso Curso Primeiros Socorros Online

Acesse nossa página e cadastre seu e-mail através do botão LOGIN no menu de CURSOS

 

Primeiros socorros são, portanto os atendimentos preliminares prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-los com vida e evitar complicações imediatas ou tardias, até a chegada da assistência médica ou condução à um hospital.


A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.


O objetivo dos primeiros socorros é diminuir os ferimentos do ferido e, sobretudo impedir a sua morte imediata. Evidentemente, o primeiro socorro, que pode ser feito mesmo por uma pessoa leiga, servirá para que o acidentado aguarde a chegada do médico ou seja transportado para o hospital mais próximo.


Em uma emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros, não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você.


Para que alguém se torne útil num socorro urgente, deve ter algumas noções sobre a natureza da lesão e como proceder. É importante que quem preste socorro saiba que não é sua tarefa realizar o diagnóstico, mas sim, ocupar-se em prover os cuidados necessários para o suporte básico à vida. Sendo assim, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas em qualquer emergência:


- Socorrista sempre inicia sua ação executando a avaliação da vítima e do local;

- A vítima não deve ser movimentada desnecessariamente

- Não deve ser permitido que a vítima se movimente;

- Suas roupas e sapatos devem ser afrouxados;

- Deve ser impedida a aglomeração em torno do local do atendimento;

- Não se deve oferecer líquidos, alimentos ou medicamentos;

- Conforto da vítima deve ser priorizado, além do apoio emocional.



Omissão de socorro


De acordo com o código penal brasileiro, deixar de prestar socorro quando se pode fazê-lo sem risco pessoal é crime. Isso inclui o trabalho empreendido no ato de socorrer ao presenciar um acidente ou quando se causa um acidente sem intenção, por exemplo, um acidente de trânsito - situação em que muitos motoristas fogem do local do acidente.


Mesmo quando não houver conhecimento técnico ou ainda que haja risco pessoal, a pessoa deve ao menos telefonar acionando um serviço de emergência médica. Também é considerado crime exigir pagamentos ou qualquer forma de garantia de pagamento em casos de atendimento hospitalar emergencial.





Autor

Sandro Luiz Barth linked in

Técnico de Segurança no Trabalho

85 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page