Conheça alguns procedimentos ou tratamentos básicos para os mais simples tipos de ferimentos
TRATAMENTO BÁSICO
Trauma e lesão são termos genéricos usados para descrever diversos tipos de ferimentos. Assim, ferimento, lesão ou trauma podem ser usados como sinônimos para descrever amputações, avulsões, cortes, entorses, escoriações, fraturas, lacerações, luxações, perfurações e queimaduras etc.
Verifique nas tabelas a seguir o tipo de ferimento, sua definição e como tratar, antes de levar ao hospital – caso considere necessário, conforme cada caso.
Conheça e experimente sem custo nem compromisso nosso Curso Primeiros Socorros Online
Acesse nossa página e cadastre seu e-mail através do botão LOGIN no menu de CURSOS
FERIMENTOS, O QUE SÃO E COMO FAZER O TRATAMENTO BÁSICO
Amputação
Perder uma parte inteira do corpo, desde um dedo, um braço ou perna. Proteger o ferimento junto ao corpo com compressa limpa para reduzir ou estancar o sangramento. Guardar o membro amputado em local limpo. Conduzir rapidamente ao hospital. Levar o membro amputado junto.
Avulsão
Perder por rasco ou arrancamento grande parte de pele e ou músculo. Fazer compressão para reduzir ou estancar o sangramento com tecidos limpos. Se a parte arrancada ainda estiver presa ao corpo, juntar com a parte principal e realizar a compressão. Conduzir ao hospital rapidamente.
Corte
Cortar superficial ou profundamente com faca ou estilete etc. Limpar com água e gaze limpos e fazer curativos com gaze, esparadrapo ou atadura. Em casos mais profundos, fazer compressão para conter o sangramento e conduzir ao hospital rapidamente.
Entorse
Torcer bruscamente os ligamentos de uma articulação. Imobilizar na posição mais confortável. Geralmente, não necessita conduzir ao hospital.
Fraturas
Quebrar o osso. Juntar ao corpo da forma mais confortável possível e imobilizar assim. Conduzir ao hospital rapidamente.
Lacerações
Rasgar a pele ou músculo de forma superficial ou profunda. Fazer compressão para reduzir ou estancar o sangramento. Fazer curativo com gaze e esparadrapo ou atadura. Conduzir ao hospital rapidamente se profunda.
Luxação
Deslocar o osso em relação a sua posição original. Imobilizar na posição mais confortável possível e conduzir ao hospital.
Perfuração
Furar com faca, bala de arma de fogo e outros objetos como agulhas, tesoura etc. Fazer compressão para reduzir ou estancar o sangramento com tecidos limpes. Não retirar o objeto, pois pode aumentar o sangramento. Conduzir ao hospital rapidamente.
Queimadura
Queimar com vapor, fogo, eletricidade ou objetivo quente como máquinas. Resfriar o ferimento com água corrente ou tecidos limpos e úmidos. Não limpe nem esfregue o ferimento. Se cobrir grandes partes do corpo, conduzir ao hospital rapidamente.
Autor
Sandro Luiz Barth linked in
Técnico de Segurança no Trabalho
Comments