top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Síndrome de Burnout | Mini palestra gratuita | SIPAT Online

Você vai conferir nesse vídeo o que é essa síndrome, desde a origem do termo, definição, sinais e sintomas, e claro as formas de prevenção e tratamento.


Olá, seja bem vindo e obrigado por estar aqui. Nessa mini palestra, falaremos da síndrome de burnout, ou em português do síndrome do esgotamento.


Você vai conferir nesse vídeo o que é essa síndrome, desde a origem do termo, definição, sinais e sintomas, e claro as formas de prevenção e tratamento.


Começaremos definindo o termo burnout, que vem do inglês e junta as palavras queimar com a palavra fora, indicando a queima de algo até o final, no caso esgotamento. A síndrome do esgotamento é um disturbio com sintomas de estresse emocional e físico extremos relacionados ao trabalho.


A principal causa está relacionada ao excesso de trabalho, competitividade e responsabilidade, em especial nas profissões de pressão constante como enfermeiros e professores.


Entre os sintomas mais comuns, temos o cansaço excessivo e constante, tanto emocional como físico, assim como a falta de vontade de ir ao trabalho ou mesmo sair da cama. Frequentemente associados, temos também sintomas como dor de cabeça frequente, dores musculares, dor de barriga e até mesmo tonturas. A lista de sintomas continua com alterações no apetite, no sono, nos batimentos cardíacos, e também alterações repentinas de humor.


Inclui ainda dificuldades de concentração, memória e problemas gastrointestinais como indigestão, prisão de ventre e refluxo. Sentimentos negativos como de insegurança, incompetência e fracasso também são relatados, podendo a síndrome estar relacionadas aos quadros de depressão.


Com tantos sintomas que são frequentemente relacionados a uma diversidades de outras doenças ou problemas de saúde, certamente podemos ficar confusos. E é justamente disso que vamos falar agora, tanto das orientações gerais para o correto diagnóstico, como tratamento e prevenção dessa síndrome.


Como em qualquer outro problema de saúde, quanto antes identificarmos e iniciarmos um tratamento, melhor e mais rapidos serão os resultados. A síndrome do burnout vai começando leve podendo ser facilmente confundida com varios disturbios mentais e daí a importância do auxílio médico.


É claro que a ajuda pode e deve começar com um amigo e familiar próximo que dará o suporte necessário antes, durante e após o diagóstico desse problema. O apoio de amigos, familiares e os colegas de trabalho é bem-vindo e um fator de superação importantíssimo para tratar qualquer tipo de doença.


O diagnóstico é feito por profissional psquiatrata e psicológo e que também orientarão para a melhor forma de tratamento, que pode envolver medicamentos.


Através do SUS é possível fazer de forma completa e gratuita desde o diagnóstico até o tratamento. Isso começa no posto de saúde perto da sua casa.


Entre as formas de tratamento da síndrome, temos relacionados fatores de proteção comuns que também estão relacionados a prevenção dessa e outras doenças. Pode parecer repetitivo, mas é a regra de ouro: Alimentação balanceada, equilibrada e mais natural juntamente com atividade física regular. É isso!


Fazem parte do pacote algumas mudanças no estilo de vida como caminhar para o trabalho ao invés de usar o carro até rotinas diarias de relaxamento. Boas opções de sono, descanso e lazer são altamente recomendadas, especialmente junto as pessoas das quais gostamos, amigos, filhos, familiares em geral.


Buscar alternativas ao seu padrão de trabalho também são extratamente importantes para o sucesso do tratamento, que pode incluir mudança de emprego. Afinal, pode ser dificil superar essa sindrome se mantidas as condições que originalmente a causaram. Apesar de dificil, isso não é impossível.


Arranjar um bom emprego é difícil, então seria prudente aprender a lidar melhor com as adversidades, estando mais preparado para enfrenta-las. Assim, encare os problemas de forma positiva, busque o lado bom da coisa que sempre tem e é bem maior, busque ajuda e mantenha o dever de casa em dia.


Obrigado por nos assitir e até mais!

141 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page