top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

SIPAT 2020 - Como planejar assuntos, formatos e carga horária para sua SIPAT?

Confira nessa postagem respostas para alguns perguntas básicas para você fazer uma SIPAT eficiente


ASSUNTOS OU TEMAS


O primeiro passo para fazer de sua SIPAT 2020 uma programação eficiente é entender ou lembrar do objetivo dessa obrigação. O objetivo é prevenir acidentes e doenças no trabalho. Logo, a primeira coisa, o primeiro assunto ou tema, sua primeira ideia SIPAT é para falar dos acidentes ou doenças que aconteceram desde a última edição. Se não houver, ótimo, continue falando de prevenção e fale dos acidentes e doenças que podem acontecer.


Para relacionar os tipos de acidentes e doenças dos últimos 12 meses ou do ano anterior, você tem a sua disposição os relatórios do PCMSO, relatórios da CIPA, as CAT emitidas pelo pessoal de RH, por exemplo. Pode e deve ainda consultar diretamente seu pessoal e perguntar quais foram as situações de risco que eles estão percebendo e ou tendo dificuldade em lidar. Em outras palavras, você vai ter muitas ideias para a sua SIPAT e todas altamente conectada a sua realidade.


Para finalizar a coletas dos temas da sua SIPAT, continue investindo em promover a participação de todos para contribuir com sugestões de ideias, inclusive, as indiretamente relacionadas com a saúde e segurança no trabalho, mas que podem mais ou menos influenciar as decisões e o comportamento do trabalhador, e assim favorecendo o acontecimento de doenças e acidentes no trabalho, mesmo que o problema vem de fora.

 

Conheça e experimente sem custo nem compromisso nossa SIPAT Online

Acesse nossa página e clique no respectivo botão no menu:

 

FORMATOS


O formato do seu evento depende, acima de tudo, do tema escolhido ou dos vários temas escolhidos. Alguns formatos tem mais afinidades com certos temas do que outros. Por exemplo, falar sobre AIDS pode ser uma exposição meramente teórica. Fazer uma dinâmica sobre esse assunto seria um tanto difícil. O tema EPI vai bem com uma intervenção e prática, e é pouco compatível com exposições teóricas.


Entende-se por formato, então, o tipo de abordagem ou ainda o como algo será feito, como aquele conteúdo (AIDS, EPI etc) serão entregues e como será a interação dos trabalhadores com esse conteúdo. Dessa maneira, dentro de formato, você deve considerar o trabalhador e sua sintonia ou habilidades em relação ao formato, portanto, a eficiência desse formato para cada público-alvo. Entre as opções de formato, podemos citar os mais usados:


- Cursos

- Dinâmicas

- Estandes

- Folhetos e ou cartazes

- Gincanas

- Intervenções

- Oficinas

- Palestras presenciais

- Palestras ao vivo pela internet

- Palestras gravadas

- Simulações

- Teatro

- Verificações periódicas


Como você pode ver na lista acima, há muitas opções de formato e você precisa escolher e sintonizar essas opções com seus temas, suas necessidades, também o perfil do seu pessoal, sua disponibilidade de espaço e horários. Considere uma programação abrangente para sua SIPAT, mas que também seja diversificada em temas e formatos para alcançar a todos e de forma eficiente e satisfatória.



CARGA HORÁRIA


Não especificação em norma para carga horária, assim a carga horária mínima para sua SIPAT depende dos seus objetivos. Você precisa definir esse número de acordo com suas necessidades, o tamanho do seu pessoal, o assunto, o próprio formato e, mais importante de tudo, aquilo que você considere suficiente para garantir a interação eficiente e satisfatória com os conteúdos.


Considere que formatos teóricos, para temas de SIPAT que assim o permitam, como a AIDS, exigem uma quantidade de tempo independente do tamanho do seu público. Porém, atividades mais práticas, como treinamentos ou dinâmicas, exigem mais tempo, esse tempo aumento conforme aumenta o número de participantes. Existem ainda opções de formato que não tem carga horária, como estandes e panfletagem.





Autor

Sandro Luiz Barth linked in

Técnico de Segurança no Trabalho

73 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page