Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Vantagens do ensino à distância e do presencial

Como poderemos ver, é mais uma questão de escolha, prioridades e de momento.

Aluna que estuda online e aprende sozinha
Aluna aprendendo por conta própria estudando online

Muitos são a favor, muitos e cada vez mais. Já se foi a época em que o ensino à distância sofria preconceitos sobre sua eficiência e suas facilidades. Porém, ainda vemos tais coisas em frases como "onde você que você comprou seu diploma?". Infelizmente, isso acontece por alguns motivos.

1) Algumas escolas realmente vendem certificados e diplomas, vendem papel e tudo que você precisa fazer é pagar. Isso acontece também no presencial.

2) Algmas pessoas realmente querem apenas os certificados e diplomas, então, alimentam esse mercado do qual elas reclamam depois, no EAD ou no presencial.

3) Todas as escolas com fins lucrativos vendem seus cursos presenciais ou à distância, juntamente, vendem os diplomas ou certificados. Alguns bem cobiçados, aliás. A diferença é que, além de pagar, claro, você também tem que estudar e provar que domina o mínimo daquele assunto. Algumas instituições exigem que você estude muito, outras nem tanto.

Sanadas as dúvidas ou preconceitos, e sabidos de que a corrupção é humana e não a modalidade de ensino, o objetivo desse artigo é fazer comparações entre o ensino EAD e o ensino presencial. Então, ententidas as diferenças, você possa fazer uma boa escolha dependendo dos seus próprios objetivos, prioridades e momento.

Veja gluns critérios e as vantagens em cada modalidade de ensino:

Critérios

Melhor opção

Aprendizado

Depende do aluno

Depende do aluno, de como ele prefere aprender e como vai se dedicar

Custo

É mais em conta de forma geral e você só gasta com o curso

Além do valor do curso ser mais caro, você ainda gasta com combustível ou ônibus

Deslocamento

É possível fazer da sua casa ou do trabalho

É preciso ir até o local, perdendo tempo e correndo risco no trânsito

Disponibilidade

Imediata, qualquer dia, qualquer horário

É necessário aguardar formação de turma e seguir agenda

Lanchinho, café, coffe break

Nenhum. Nada. Nadica. Zero.

Algumas raras instituições oferecem. A maioria apenas água.

Prática

Todo curso EAD é essencialmente teórico. Ponto final. Embora, o aluno seja livre para repetir o que viu no vídeo

Há a possibilidade de prática eficiente, mas pode ser limitada a didática do professor

Ritmo

Acelerado ou lento, conforme cada aluno

Mediano para lento, pois precisa seguir a média da turma

Teoria

Assistir a um vídeo ou ler é mais eficiente do que ouvir um professor falar, pois você vai no seu ritmo

A exposição do professor, por melhor que seja, precisa seguir o plano de aula e ritmo da turma, não o seu

À distância

Troca de experiência e contatos

Limitada. Embora as plataformas permitam essas interações, o interesse dos alunos é baixo

Ampliada, porém também limitada pela didática do professor e interesse dos alunos

Presencial

Como fica evidente, o ensino à distância apresenta vantagens em relação ao presencial, e o presencial em relação ao à distância. De forma geral, o EAD apresenta um resultado muito melhor se o que você quer fazer mesmo é aprender e se dedica para isso.

O que vai fazer mesmo a diferença são as preferências do aluno em um determinado momento. Talvez, você queira mais interação, então, o ideal seria o presencial. Se está precisando de algo mais em conta, fica com o à distância, e assim por diante.

O bom, ou melhor ainda, é que você nem sempre precisa escolher, pois muitas escolas oferecem os cursos semi-presenciais, onde se mistura o melhor do que cada modalidade pode oferecer.

E você? Conhece mais algum critério de vantagen ou desvantagem sobre essas modalidades de ensino?

Conta para a agente aqui em baixo nos comentários.