Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso CIPA Blumenau | Saúde e segurança para quem? | Curso CIPA Online | Curso em vídeo

Curso da CIPA presencial e à distância para a cidade de Blumenau e vizinhança.

Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui.

Nessa apresentação, nós temos como tema saúde e segurança no trabalho para quem? Quem se beneficia de saúde e segurança no trabalho? É uma pergunta recorrente e que a gente costuma fazer nos cursos presenciais e que geralmente vem com respostas do tipo: O próprio trabalhador ou ainda a CIPA, ou ainda a fiscalização, o SESMT.

É muito comum a gente pensar apenas na figura do trabalhador, afinal de contas ele é o maior interessado porque está lá cara a cara com o risco, de corpo e alma literalmente ali exposto ao risco. Aproveite e saiba um pouco mais sobre noções de saúde e segurança no trabalho.

Porém tem bem mais gente interessada e a começar com o próprio empregador, a empresa. Porque qualquer pessoa que já pensou em ter um negócio, que seja vender brigadeiro, quer ganhar dinheiro com isto. Doenças no trabalho, acidente no trabalho, tudo isso significa prejuízo.

Os clientes de uma empresa também estão interessados em saúde e segurança porque o prejuízo do acidente ou da doença ocupacional é refletido diretamente no preço do produto, o deixando mais caro. De preço mais caro os clientes fogem. O que é a reposta, novamente, o interesse do empregador, da empresa.

Aos clientes ou ainda contratantes de um determinado serviço, cabe a responsabilidade solidária e a imagem da responsabilidade social. Então, é bastante comum nos dias de hoje eles estarem fiscalizando, fazendo a auditoria muito mais do que a fiscalização do trabalho. Estão interessados porque podem acabar pagando o pato ou sofrendo com aquele prejuízo juntamente com a empresa empregadora.

Os fornecedores de uma empresa também são interessados em saúde e segurança do trabalho porque quando o trabalhador está bem, a empresa está bem, está produzindo, está vendendo, ela naturalmente vai consumir produtos e serviços de fornecedores diversos.

Nós também temos como um grande interessado, a sociedade de forma geral. Porque do imposto que a gente paga quanto o dinheiro que vai para pagar pensões por morte em acidente de trabalho ou ainda incapacidade permanente nas aposentadorias, ou ainda indenizações e hospitalizações? Saiba um pouco mais sobre a legislação trabalhista e previdenciária.

Esse dinheiro poderia estar sendo usado para construir pontes ou escolas. A sociedade também observa e fica atenta as manobras de cada uma das empresas, a forma como cada uma delas lida com os seus trabalhadores, inclusive não querendo trabalhar em determinadas empresas, deixando o empregador, então, em uma situação delicada.

Temos também outro grande interessado, um desdobramento dessa sociedade, o governo. É um conjunto de pessoas que organiza e cuida da sociedade e controla também esse dinheiro que hora vai para pagar acidente ou que poderia ir para construir escolas. É nesse sentido de evitar esse uso indevido do dinheiro ou pouco produtivo do dinheiro que o governo cria regras, normas e leis de saúde e de segurança.

Não é que o trabalhador não mereça receber aquela indenização por ter perdido a mão em um acidente, é que com certeza esse trabalhador preferia ter a mão a ter esse dinheiro.

Por último e mais importante de todos, a família desse trabalhador. Todos nós saímos todos os dias de casa com essa promessa de voltar para casa. Em outras palavras, todos nós saímos de casa só para voltar para casa no final do dia. A família nos espera.

Então, como a gente pode muito bem ver, nós temos vários interessados em saúde e segurança no trabalho, além do maior interessado que é o próprio trabalhador.

Obrigado novamente pela sua presença paciência e oportunidade. Obrigado por nos assistir e até a próxima apresentação.