Ginástica laboral em Timbó | Uma visão geral | Ergonomia de A a Z
- Escola Multiverso
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Ginástica laboral na cidade de Timbó, treino postural e análise ergonômica (laudo ergogômico) do trabalho.
Acompanhe essa trilha de desenvolvimento sobre ergonomia, ginástica laboral, bem-estar no trabalho e produtividade.

Ginástica laboral em Timbó | Uma visão geral | Ergonomia de A a Z
O corpo humano é bastante complexo. Músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, entre muitas outras coisas fazem parte da sua constituição. Uma sincronia de eventos faz com que ele desempenhe suas funções. Quando pensamos em ginástica laboral, pensamos imediatamente em alongamentos e que esses alongamentos irão deixar meus músculos alongados e sem dor, mas vai além disso.
Exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, respiração e relaxamento no horário de trabalho trazem uma melhora significativa no desempenho e saúde do trabalhador. Chamamos de ginástica laboral exercícios físicos feito nos intervalos do trabalho para melhorar a saúde do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais. Como as lesões por esforço repetitivo - LER.
À medida que você realiza qualquer atividade física, além de estar alongando e fortalecendo seus músculos, está melhorando sua circulação e sua capacidade de atenção e concentração, e outros inúmeros benefícios. A ginástica laboral na empresa é uma atividade física que visa a melhora da saúde física do trabalhador, englobando exercícios simples e eficientes, dando ênfase na parte do corpo que pode ser mais acometida com o trabalho associado.
Alongamentos, fortalecimento e respiração são
exemplos de exercícios de ginástica laboral.
Exemplos de exercícios de ginástica laboral podem ser alongamento de cervical, onde você alonga os músculos do pescoço. Alongamento da coluna, dando aquela espreguiçada e depois soltando todo o ar e levando a cabeça até quase tocar nos pés, ou ainda ficar nas pontas dos pés e em seguida voltar para a posição neutra, o que contribui muito para o retorno venoso das pernas, melhorando a circulação, diminuindo o inchaço e dores nas pernas.
É realizada nas pausas ou em pausas especiais para isso, e tem duração de 10 a 15 minutos. A ginástica laboral é frequentemente realizada em grupo, o que melhora as interações pessoas e dinâmica de trabalho. A frequência é definida da pela disponibilidade da empresa e dos trabalhadores, podendo, por exemplo, ocorrer, diariamente, três vezes por semana ou uma vez por semana.
Durante os exercícios preste sempre atenção na sua respiração.
Quando sua empresa oferece esse serviço, aproveite. Faça os exercícios propostos com vontade e determinação. Esteja presente no momento, tanto física quanto mentalmente, pensando na saúde global do seu corpo. Lembrando que o que você faz pelo seu corpo fora do ambiente de trabalho é de extrema importância. Então, comer de forma saudável, atividades de lazer, atividade física e diminuir o tempo das telas ajuda muito na sua qualidade de vida, incluindo dentro do trabalho.
Comments