top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Primeiros socorros - Os 3 requisitos mínimos

Conheça os 3 requisitos básicos para você atuar adequadamente em uma emergência

curso primeiros socorros online, seguranca no trabalho,

Primeiros socorros - Os 3 requisitos mínimos

REQUISITOS MÍNIMOS


Para a boa prática do atendimento básico de emergência em primeiros socorros, é necessário atender a três requisitos mínimos: A cena precisa ser segura para o socorrista não se tornar mais uma vítima, o socorrista precisa deter conhecimentos básicos do atendimento de primeiros socorros e o socorrista ainda precisa também ter condições física, força e preparo físico para, por exemplo, remover uma pessoa para um lugar mais seguro. Além disso, o controle emocional também se faz necessário. Podemos chamar esses últimos dois de aptidão.


Se perguntar se você atende a todos os 3 requisitos mínimos pode depender de casa cena, por isso, você deve conhecer uma pouco sobre a avaliação geral da cena e determinar o que você pode fazer e o que você não deve fazer.



Segurança


A segurança do socorrista é o primeiro item dessa lista, pois do contrário a própria pessoa querendo ajudar poderia se tornar mais uma vítima indireta daquele acidente, assim prejudicando o atendimento de emergência, seja pelo aumento do número de vítimas, seja pelo atraso no acionamento do serviço especializado.


Pode ser difícil parar e analisar a cena de um acidente e segurar o instinto inicial de ajudar, mas é preciso, e é preciso cautela e garantir assim a própria segurança para poder realizar um bom atendimento.



Conhecimento


O conhecimento vem em segundo lugar, pois sem as informações mais superficiais não conseguiríamos nada além de telefonar para SAMU ou Bombeiros ou algum serviço especializado de emergência médica – e isso já seja prestar socorro. Portanto, é importante que você tenha conhecimento de noções gerais em primeiros socorros.



Esses minutos de espera pela ambulância podem representar a diferença entre a vida e a morte, e é por isso que a Escola Multiverso acredita que todos deveríamos saber ou ao menos termos noções de atendimento básico de emergência, tanto que esse curso online é livre e gratuito para qualquer interessado. Esse conhecimento básico nos dá a noção do mínimo que podemos fazer (chamar a emergência) e das quais que não devemos fazer (nos arriscar).



Capacidade física


É indispensável é a capacidade física da pessoa para realizar o atendimento, seja removendo a vítima para um lugar mais seguro ou ainda mantendo a rotina de reanimação cardiorrespiratória, que pode exaustiva e deve ser mantida até a chegada do serviço médico de emergência sempre que necessário, sempre que a vítima não apresentar sinais vitais.



Capacidade emocional


Algumas pessoas simplesmente travam de nervosismo ou se precipitam e cometem erros. Os dois casos são ruins e podem tanto prejudicar a vítima inicial quanto fazer do socorrista mais uma vítima. Se capaz de agir rapidamente é essencial, mas essa ação precisa ser consciente e acertada.



Nós agradecemos novamente a presença paciência e oportunidade obrigado por estar aqui e até a próxima.


Conheça esse e outros cursos presenciais e à distância para suas iniciativas em saúde e segurança do trabalho em nossa página. Veja lista completa de temas em www.escolamultiverso.com.br



Autor

Sandro Luiz Barth

Técnico de Segurança no Trabalho

2.419 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Unknown member
Feb 02, 2022

Conhecimento e capacidede

Like
bottom of page