top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso Primeiros Socorros Timbó | Reanimação cardiopulmonar | Curso em vídeo

Curso de Primeiros Socorros presencial e à distância para a cidade de Timbó e cidades vizinhas.


Curso Primeiros Socorros Timbó| Reanimação cardiopulmonar | Curso em vídeo


Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui.


Nessa apresentação, nós continuaremos com o nosso curso sobre primeiros socorros, falando, então da reanimação cardiopulmonar. Chegar nessa etapa significa que você cumpriu etapas anteriores como, por exemplo, manter-se seguro e acionar a emergência são sempre as prioridades no seu atendimento. Confira ou relembre as noções de primeiros socorros em acidentes de trabalho.


Uma parada cardiorrespiratória é a pior situação em que uma pessoa pode se encontrar antes da própria morte, não importa como ela chegou a esse estado, se foi por uma queda de altura ou um choque elétrico, essa situação representa risco iminente de morte.


Então, a reanimação cardiopulmonar RCP ou ainda ressuscitação cardiorrespiratória, conforme preferir, é a alternativa que nós temos para grande parte dos acidentes antes da ambulância ou serviço especializado chegar.


Nós aplicaremos essa reanimação constatando a ausência dos sinais vitais essenciais, que é o batimento cardíaco e a respiração, ou ainda em casos de insuficiência desses sinais. Para podermos falar em insuficiência, nós estamos aqui nos referindo como insuficiência os valores muito abaixo do esperado tanto para o batimento cardíaco como para a respiração.


Vejamos, é de conhecimento popular que um coração bate em torno de 80 vezes por minuto e que as pessoas respiram aproximadamente 18 vezes por minuto. Batimentos cardíacos e respirações por minuto, se você encontrar valores muito baixo como, por exemplo, ao tirar o pulso eu sentir uma batida agora, outra daqui a pouco, isso significa aqui aquele batimento cardíaco é insuficiente e a tendência dele é parar. Saiba mais sobre avaliação da vítima em primeiros socorros.



Portanto, se faz necessário a reanimação. Vejamos a manobra. Dá uma olhada nessa foto do vídeo. A primeira coisa, e possivelmente a vítima já vai estar deitada, porém, a primeira coisa é acomodar ela de formato confortável. Especial atenção a posição da cabeça evitando por exemplo machucar ela além do que ela já está ou possivelmente está.


Então, localize o coração da pessoa intuitivamente. Muita gente coloca a mão no peito esquerdo porém ali é onde arde a paixão, porém, o coração não fica ali. Ele pode ser encontrado no centro da linha mamilar ou ainda tocando as costelas até chegar aqui (vídeo) ao centro, mais ou menos uns quatro dedos para cima.


O coração fica no centro da caixa torácica e ali onde você vai fazer a compressão, em cima do coração. Essa compressão é um movimento de tronco, não os braços, como a gente pode verificar aí na figura. O que se move é o nosso tronco enquanto os nossos braços ficam firmes.


A força que eu devo usar deve ser apropriada ao tamanho da vítima, se é uma vítima de menor porte, menos força. Se é uma pessoa muito grande, mais força força. O suficiente para provocar a cada compressão uma espécie de soluço.


O ritmo dessa rotina é extenuante, em um ou dois minutos você estará provavelmente com dor no joelhos, nas costas e cansado. Você deve manter um ritmo de aproximadamente duas a cada segundo, perfazendo mais ou menos por minuto umas 100 a 120 reveses.


Essa rotina acaba mais ou menos dois minutos e você tiver outra pessoa em condições juntamente com você, instrua ela a observar os seus procedimentos para que ela possa os reproduzir. Em seguida, você ou vocês vão precisar manter essa rotina, precisar ou querer manter essa rotina até a ambulância chegar. Isso pode demorar 10, 20 ou 40 minutos dependendo da região, do trânsito, da distância.


Contudo, naquele momento a única chance que essa pessoa tem ou a maior chance que aquela pessoa tem de sobreviver está literalmente nas suas mãos.


Obrigado novamente pela paciência, presença e oportunidade. Obrigado por assistir e até a a apresentação.

29 visualizações0 comentário
bottom of page