top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso Primeiros Socorros Pomerode | Avaliação da vítima | Curso em vídeo

Curso de Primeiros Socorros presencial e à distância para a cidade de Pomerode e cidades vizinhas.


Curso Primeiros Socorros Pomerode | Avaliação da vítima | Curso em vídeo

Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui.


Nessa vídeo aula do curso de primeiros socorros online, você vê orientações sobre a avaliação da vítima. A avaliação inicial da vítima vai ajudar a você determinar a prioridade de atendimento e ações seguintes. Nessa apresentação, nós continuaremos a falar de primeiros socorros voltados para o ambiente de trabalho. Dessa vez, falando sobre a avaliação geral da vítima.


Vamos falar sobre isso em 3 tópicos:


- Estado geral

- Nível de consciência

- Sinais vitais


O estado geral da vítima é aquela primeira impressão que você pode ter visualmente sobre o que está acontecendo, como queimaduras, fraturas, perfurações, sangramentos e hematoma. Você pode conferir também esse outro post sobre análise da vítima.



Na continuação você, vai determinar o nível de consciência. Se a pessoa está falando, reclamando, gemendo e xingando é porque ela está consciente. Caso nada disso ocorra, você pode estimular verbalmente, chamando, tentando conversar com ela para ver se ela responde.


Não respondendo, você pode partir para um estímulo físico e mexer com a pessoa, dar um empurrãozinho, um cutucão. Caso nada disso funcione ou você não perceba nenhum retorno no nível de consciência, a gente então determina aquela pessoa como inconsciente.


Então, partimos para a avaliação dos sinais vitais. Há apenas dois sinais vitais essenciais que dão suporte básico à vida:


- Respiração

- Batimento cardíaco


A respiração pode ser verificada visualmente através do movimento torácico de encher e esvaziar a cavidade abdominal, pelo movimento do diafragma ou ainda da barriga. A respiração ainda pode ser ouvida e sentida ao aproximar a sua orelha do nariz da pessoa e vai ouvir, então, o som do ar entrando e saindo e também sentir o típico calor do ar.



O mais comum para verificar o batimento cardíaco é tirar o pulso e você pode fazer isso aí de forma prática tirando o seu próprio pulso. Na sua mão esquerda de preferência, na linha do pulso, pressione na parte superior um pouquinho para trás da linha do pulso.


Ainda há sinais vitais complementares que podem indicar uma insuficiência respiratória ou cardíaca, ou seja, a pessoa até está respirando, o coração até está batendo, mas pode haver outro problema ou essa respiração e esse batimento podem ser insuficientes.


É o caso da coloração da pele e das extremidades do corpo, como pontas de orelhas e a temperatura da pele que pode ser verificada com um simples toque. Temos também a perfusão sanguínea que pode indicar uma insuficiência circulatória ou ainda um problema localizado e também é facilmente verificável. Basta que você pressione no seu belo uma área do corpo da pessoa, pressione com força e ao desfazer a pressão é natural que a pele esteja levemente amarelada ou esbranquiçada. Depois que você retirou a pressão, a pele volta a coloração normal rapidamente. Se a pessoa está com um problema de circulação esse retorno é mais lento, pode demorar muito.


A partir da avaliação geral da vítima, você pode optar por um ou outro caminho. As suas ações quaisquer que sejam devem priorizar a vida. Vamos pegar aqui um exemplo em relação ao transporte da pessoa numa situação em que ela se encontra sem respirar e o coração não está batendo. O que é mais adequado: Botar no carro e levar para o hospital ou chamar ambulância e fazer a reanimação enquanto isso? Naturalmente, a tendência da maioria das pessoas é rapidamente de ir para o hospital, mas durante aqueles 10, 15 ou 20 minutos de viagem, a vítima vai estar completamente sem suprimento de oxigênio.



Se coração e a respiração não estão funcionando, o ideal é você chamar ambulância primeiro, aguardar a ambulância no local enquanto você garante através da reanimação cardiorrespiratória um suprimento mínimo de oxigênio, portanto, priorizando a vida. Veremos sobre a reanimação cardiorrespiratório em outro vídeo.


Então, concentre-se sempre e em caso de dúvidas é sempre acione a emergência primeiro, porque ao telefone mesmo eles podem passar instruções complementares. Mantenha os sinais vitais da vítima até a chegada da emergência e que todas as suas escolhas priorizem a maior chance de e para aquela pessoa.


Nós agradecemos novamente a presença paciência e oportunidade obrigado por estar aqui e até a próxima.

741 visualizações0 comentário
bottom of page