top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Curso sobre noções de primeiros socorros | Acidente de trabalho | Curso em vídeo

Curso de primeiros socorros presencial e à distância para a cidade de Itajaí e vizinhança.


Curso sobre noções de primeiros socorros | Acidente de trabalho | Curso em vídeo

Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui.


Nessa apresentação, nós falaremos sobre primeiros socorros, sobre noções básicas em caso de acidente do trabalho e alguns exemplos de acidentes onde essas noções podem ser aplicadas, como choque elétrico, lesões por máquinas e equipamentos, queda de altura e poderíamos ainda falar de intoxicação e ataques de animais peçonhentos.


A primeira coisa que a gente precisa fazer é avaliar a situação, entender o que está acontecendo, o que está exatamente acontecendo e ainda determinar a magnitude ou a gravidade daquele acontecimento. Você precisa determinar ainda se você é ou não é capaz de ajudar, para decidir se você é capaz para aquela cena de emergência, colocando as mãos na massa. Você vai precisar verificar se você atende aos três requisitos mínimos que resumiremos abaixo.



Para isso, você precisa se fazer três perguntas: A primeira é se é seguro para mim fazer o que eu vou fazer? Se a resposta for sim, então você vai dar sequência. Caso contrário, não, pois você não pode se tornar mais uma vítima daquele mesmo acidente e atrapalhar o atendimento da primeira.


Outra pergunta: Você tem conhecimentos básicos mesmo que a nível de noções sobre o que você deve fazer e, talvez, principalmente, sobre o que você não deve fazer? Se a resposta for sim, então prossiga. Caso contrário, não.


A última pergunta: Eu tenho capacidade física, no caso força para fazer o que eu vou fazer, como transportar ou remover uma vítima do local do acidente? Ou ainda, eu tenho a capacidade emocional para lidar com essa situação? Porque, afinal de contas, algumas pessoas desmaiam, por exemplo, ao ver sangue.


Porém, uma coisa sempre dá para fazer, no mínimo, uma e essa é ligar para emergência, lá para 192 ou 193 e informar o local do acidente e informar também o que está acontecendo naquela cena de acidente, a quantidade de vítimas envolvidas. É bem possível que já mesmo ao telefone você receba instruções adicionais.



Supondo que você decidiu intervir no acidente, a primeira coisa é tornar esse local seguro, isolando sinalizando, controlando o riscos adicionais, como se for um caso de um acidente de trânsito. Se for um acidente dentro da empresa e de origem elétrica, eu começo desligando a energia.


Finalmente, então, eu cheguei na vítima onde a primeira coisa que eu vou fazer é avaliar o estado geral daquela pessoa, verificando também o quanto que ela está consciente está ou não, e qual é o nível dessa consciência, verificando os sinais vitais, sendo os principais o batimento cardíaco e também a respiração. Veja essa aula em vídeo sobre reanimação cardiopulmonar.


Dependendo da minha avaliação da vítima, do que aconteceu, do estado que ela está, eu posso decidir remover ela, que a tirar de um lado para outro ali próximo do local do acidente, de um local menos seguro para um local mais seguro, onde é tanto mais seguro para ela como para mim que estou prestando primeiros socorros.



Eu posso decidir também transportar, colocar ela num carro e levar para o hospital mais próximo ou dependendo da gravidade, eu vou iniciar tratamentos básicos de primeiros socorros como, por exemplo, a contenção de uma hemorragia ou a reanimação cardiorrespiratória. Caso, eu determine que isso dê mais chances de sobrevida para essa pessoa.


Para resumir e finalizar essa apresentação, concentre-se sempre se nesses três pontos:


1. Na dúvida, acione a emergência

2. Certifique que é seguro fazer tudo o mais que decidir fazer

3. Mantenha os sinais vitais básicos da vítima


Nós agradecemos a sua presença e oportunidade. Obrigado por nos assistir e até a próxima apresentação.


Nessa vídeo aula do curso de primeiros socorros online, você vê noções de primeiros socorros no trabalho, de como proceder em uma situação de acidente no trabalho.





Autor

Sandro Luiz Barth

Técnico de Segurança no Trabalho

591 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page