top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

NR-12 - Métodos de trabalho seguro em máquinas e equipamentos

Verifique alguns métodos de trabalho seguro em máquinas e equipamentos

curso nr12 online, seguranca maquinas equipamentos,

NR-12 - Métodos de trabalho seguro em máquinas e equipamentos

MÉTODO DE TRABALHO SEGURO


Método significa maneira, processo ou procedimento, ou seja, é o jeito como se faz algo.


Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos, específicos e padronizados, a partir da apreciação dos riscos em máquinas e equipamentos. Os procedimentos de trabalho e segurança não podem ser as únicas medidas de proteção adotadas para se prevenir acidentes, sendo considerados complementos e não substitutos das medidas de proteção coletivas necessárias para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.



Utilização de proteções na máquina ou equipamento

Confira também esse outro post sobre as proteções em máquinas e equipamentos. As proteções vão de coisas muitos simples como barreiras, por exemplo, uma chapa de metal ou plástico, sensores, a própria mecânica ou programação do dispositivo.



Manual de procedimento ou ficha de informações


Essas informações devem ser escritas na língua portuguesa do Brasil, com caracteres de tipo e tamanho que possibilitem a melhor legibilidade possível, acompanhado das ilustrações explicativas e permanecer disponíveis a todos os usuários nos locais de trabalho.



Bloqueio e sinalização para inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção


Durante a intervenção em máquinas e equipamentos para outros fins que não a operação, é obrigatório a execução de procedimentos específicos para bloqueio da máquina e equipamento e respectiva sinalização de que, por exemplo, um processo de manutenção está em curso. O bloqueio consiste no desligamento do equipamento e cadeamento do botão que aciona tal máquina ou equipamento.



Demarcação e desobstrução


Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação e deposição de materiais e produtos devem ser devidamente demarcadas. As áreas de circulação devem ser mantidas permanentemente desobstruídas, limpas, niveladas e secas.



Inspeção rotineira


Ao início de cada turno de trabalho ou após nova preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicação ao superior hierárquico. Seguem alguns itens que devem fazer parte do seu exercício mental diário durante a verificação rotineira:


- O estado geral de manutenção e funcionamento parece ser adequado?

- Fios, dispositivos de segurança, áreas de contato estão bem conservados?


- A máquina apresentou ruído ou comportamento anormal no turno anterior?

- Estão disponíveis as proteções de máquinas e os respectivos EPI?



- Está disponível próximo a máquina permissão ou ordem de serviço (OS) ou procedimento?

- O trabalho que irei realizar hoje é trabalho rotineiro e consta na OS ou procedimento?


- Fui devidamente treinado e conheço todo o trabalho que realizarei hoje?

- Meu estado emocional hoje me permite tomar decisões acertadas e conscientes?


Essa inspeção rotineira pelo trabalhador pode ser meramente visual e não precisa ser obrigatoriamente documentada, sendo uma ficha de registro simples uma boa opção.


Os métodos de trabalho seguro em falando de procedimentos estão ligados as medidas de controle administrativas ou organizacionais, e não pode ser a única forma de proteção. Veja esse outro post para conhecer mais sobre os princípios e medidas de controle.





Autor

Sandro Luiz Barth

Técnico de Segurança no Trabalho

1.227 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page