top of page

Blog

Leia nosso blog e acompanhe nossos trabalhos e saiba mais sobre SIPAT Online, Cursos NR Online e muito mais.

Ginástica laboral no transporte manual de cargas

Nesse vídeo, vamos dar algumas dicas de alongamento que podem ajudar você a reduzir ou mesmo evitar incômodos e dores


Ginástica laboral no transporte manual de cargas

Nesse vídeo, vamos dar algumas dicas de alongamento que podem ajudar você a reduzir ou mesmo evitar problemas de saúde comuns, incômodos e dores relacionados ao trabalho no transporte manual de cargas, e que você pode fazer em intervalos de trabalho, entre uma carga e outra, no cafezinho, esperando um colega etc.


Pescoço e ombros

Incline a cabeça para frente e segure por trinta segundos. Na sequência, incline o pescoço para trás até o limite do seu corpo, mantendo essa posição por mais trinta segundos. Na continuação, incline o pescoço para o lado direito por mais 30 segundas e repita o mesmo tempo e movimento para o lado esquerdo. Para finalizar, faça a rotação do pescoço da esquerda para direito e depois o contrário, da direita para esquerda.



Alongando a coluna vertebral

Em pé, alongue os braços para o alto, o máximo que puder sem tirar os pés do chão, por 30 segundos. Na sequência, abaixe os braços curvando a coluna tentando tocar o chão, permaneça assim por 30 segundos. Se for confortável balance o corpo para um lado e para o outro, nessa posição. Finalize o alongamento em pé com tronco reto, gire o tronco para a direita e para a esquerda lentamente, cinco vezes de cada lado.


Mãos, punhos e dedos

Com o braço reto e a mão direitos para baixo, puxe essa com a esquerda por 30 segundos. Repita o movimento com a outra mão. Em seguida, com o braço reto e mão direitos para cima, puxe essa com a esquerda por mais 30 segundos. Repita o movimento com a outra mão também. Depois, faça movimentos circulares com os punhos para ambos os lados e abrindo e fechando os dedos lentamente, repetindo esses movimentos em ambas as mãos por cinco vezes.



Membros inferiores

Especialmente os joelhos... Em pé, com a coluna reta, ombros relaxados, fique na ponta dos pés e volte com o pé no chão por 5 repetições, subindo e descendo. Com as mãos, puxe o joelho para perto do tronco, segurando nessa posição por 30 segundos, repita com a outra perna. Ainda em pé, puxe a perna para trás com as mãos segurando o calcanhar próximo as nádegas. Repita o exercício com ambas as pernas por trinta segundos.




Autora

Maria Fernanda Barth

Fisioterapeuta

271 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page