Conheça os riscos nessa atividades, sinais e sintomas desses problemas e formas comuns de prevenção
Leia primeiro a parte 1 sobre problemas de saúde comuns e formas de prevenção.
Permanência prolongada em pé durante transporte da carga
Riscos: Joanetes, caibra, esporão de calcâneo, fascite, varizes em membros inferiores, trombose, lombalgias, aumento da pressão arterial, hérnia de disco, sobrecarga em joelho e quadril, artroses.
Sintomas: Rigidez e ou inchaço articula, dor durante movimento e em repouso, perda da força, articulação crepitante, hipertermia, dor à pressão local, dor à pressão ao longo do trajeto dos tendões e músculos, redução da amplitude do movimento, dores de cabeça relacionadas a tensão muscular, espasmos musculares, formigamento, diminuição nos movimentos da coluna.
Formas de prevenção: Use calçados confortáveis, realize os movimentos conforme indicados por sua empresa, respeitando os limites indicados, para cada tipo de carga, alterne atividades, realize pausas durante a jornada de trabalho para ficar sentado, sente sempre que possível, faça alongamentos, faça exercícios que fortaleçam a musculatura das pernas (especialmente fora do trabalho), mantenha o peso (do seu corpo) ideal, alimente-se adequadamente, bebe água com frequência. Procure um médico e o empregador casos os sintomas sejam frequentes.
Repetitividade, monotonia e trabalho prolongado
Riscos: Ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico, gastrite.
Sintomas: Raiva, angústia, tristeza, medo, cansaço, distração, irritação e pressa, baixo estima, dor de cabeça, dor de barriga, náuseas, vômitos, enjoo, falta de desejo sexual e queda de cabelo.
Formas de prevenção: Promover tempo livre, atividades prazerosas no tempo livre, alongamentos e exercícios de respiração durante o trabalho, atividade física diversas, como caminhadas, exercícios de relaxamento e meditação, alimentação balanceada. Procure um médico e o empregador casos os sintomas sejam frequentes.
Sobrecarga de peso, repetitividade e posicionamento assimétrico da coluna
Riscos: Hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, cervibraquialgia, discopatia degenerativa, osteofistose (bico de papagaio), escoliose, artrose de coluna.
Sintomas: Dores nas costas, prostração, fraquezas nas pernas, formigamento nas pernas e braços, dor na nuca e no pescoço, dor em região lombar, dor acima dos glúteos.
Formas de prevenção: Use calçados confortáveis, realize os movimentos conforme indicados por sua empresa, respeitando os limites indicados, para cada tipo de carga, alterne atividades, realize pausas durante a jornada de trabalho para ficar sentado, sente sempre que possível, faça alongamentos, faça exercícios que fortaleçam a musculatura das pernas, abdome, braços e ombros (especialmente fora do trabalho), mantenha o peso (do seu corpo) ideal, alimente-se adequadamente, bebe água com frequência. Procure um médico e o empregador casos os sintomas sejam frequentes.
Conheça exemplos de ginástica laboral para o transporte manual de cargas.
Autora
Maria Fernanda Barth
Fisioterapeuta
Commentaires